Na manhã desta segunda-feira (12) aconteceu, em Brasília, a abertura política conjunta dos Coletivos de Relações Internacionais e de Formação da CONTAG. Participaram o presidente Alberto Broch; a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas; o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto; o secretário de Política Agrária, Willian Clementino; e o secretário nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro.
Neste primeiro dia, o Coletivo de Relações Internacionais debateu as eleições dos representantes brasileiros em 2012 para o Parlamento do Mercosul; a Agricultura Familiar no centro da agenda mundial de Soberania e Segurança Alimentar; as negociações comerciais do Mercosul e os impactos para a agricultura familiar; além disso, fez um balanço da atuação da Secretaria de Relações Internacionais durante o ano.
Programação – Nesta terça-feira estão previstos debates sobre as diretrizes voluntárias para o acesso à terra e aos recursos naturais, os projetos com a agricultura familiar na África, e a participação da CONTAG na Rio+20 e no Fórum Social Mundial. Também estão programados o balanço da Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar (REAF) nacional e regional, os projetos de formação da CONTAG, Coprofam e Universidade Internacional Terra Cidadã (UITC), além de informes gerais. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi