Entre os dias 18 e 19 de agosto, cerca de 30 Fetags participam do 2° Coletivo Nacional de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Contag. O encontro tem como objetivo avaliar os avanços na redistribuição de terras no País e tratar do licenciamento ambiental nos assentamentos rurais e do recadastramento dos beneficiários da reforma agrária. Os assuntos também serão debatidos com representantes dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Meio Ambiente (MMA) na tarde desta terça-feira (19), na sede do Incra, em Brasília/DF.
De acordo com o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, serão cobradas do governo medidas eficazes para resolver os problemas dos assentados, como a regulamentação do solo, regularização e assistência técnica. "Todos esses problemas têm dificultado os assentados de fazerem investimentos nas propriedades", explica.
O Coletivo também vai debater como serão organizadas as cinco plenárias regionais e a plenária nacional de reforma agrária que estão programadas para acontecer até o fim do ano. FONTE: Andréa Póvoas