“Este é um espaço de integração, de cooperação mutua, onde todos e todas aqui presentes são partes fundamentais na implementação das Políticas do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). São estes companheiros e companheiras que têm garantido os avanços com a Reforma Agrária, as Políticas Sociais, de Juventude, Mulheres, para os Assalariados e Assalariadas Rurais, quer no Brasil ou internacionalmente”.
A fala do vice-presidente, secretário de relações Internacionais e secretário de Formação da COPROFAM, William Clementino, traz o sentimento do que está sendo o Coletivo da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG, que segue no CESIR em Brasília-DF. Dirigentes sindicais das cinco regiões do nosso Brasil continente que vieram somar forças com todo o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), nos debates propostos pela equipe da Confederação, que perpassam pela política externa brasileira, cooperação internacional e políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e indígena.
O Coletivo aproveita a integração para debater sobre diálogo e participação das FETAG’s e Regionais nas relações políticas internacionais da CONTAG e nos processos institucionais de incidência e participação internacional para a construção de políticas para a agricultura familiar. Todas as discussões feitas, têm um objetivo maior que é consolidar e qualificar o Coletivo de Vice-presidências e relações internacionais da CONTAG para o debate sobre as estratégias de incidência e participação do MSTTR em espaços regionais e internacionais de diálogo e construção política.
Vale destacar que um momento que marca, é o debate sobre a Atuação Internacional do Brasil com Ministro Milton Rondó Filho CGFOME/MRE e Cristina Timponi, Chefe da AIPC/MDA e que o Coletivo também será palco para dialogar sobre a Marcha das Margaridas, e esclarecimentos sobre Representação e Representatividade.
Alguns temas debatidos durante o Coletivo!
- A Sociedade Internacional e a conjuntura política atual; - Multipolaridade, atores do sistema internacional e mundialização;
- Cooperação Internacional para o Desenvolvimento;
- Tipos de cooperação internacional e sociedade multi-atores;
- Cooperação internacional brasileira em SSAN;
- Desafios para a agricultura familiar em escala global;
- Confederação de Produtores Familiares do MERCOSUL – COPROFAM;
- Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar - REAF MERCOSUL;
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP;
- Aliança Social Continental;
- Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos de América Latina e Caribe. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes