Representantes dos estados das cinco regiões do País participam do Coletivo da Terceira Idade, organizado pela Secretaria de Políticas Sociais da Contag. O evento, que começou hoje (21) e termina amanhã (22), tem o objetivo de fazer um balanço das atividades das federações no que se refere à implantação de coletivos e conselhos da Terceira Idade, conforme deliberação do 9º Congresso da Contag.
Hoje, os delegados se dividiram em três grupos para apontar os pontos positivos e negativos das atividades sobre o tema Terceira Idade realizadas em cada estado. O Nordeste é a região onde mais federações já têm coletivos formados. Nas outras regiões, apesar de nem todos os estados já terem criados os coletivos de terceira idade, muitos criaram conselhos.
Aliada à criação de coletivos, várias Fetags têm promovido capacitação de dirigentes para atuar com a terceira idade. Outras ações como assistência jurídica e palestras sobre saúde para idosos fazem parte das atividades de vários STTRs e federações. Dos pontos negativos apresentados pelos delegados estão a falta de valorização do tema em e pouco interesse na elaboração de políticas para a terceira idade em alguns sindicatos e federações.
Os debates no Coletivo de Terceira Idade continuam amanhã até às 16h30.
Ciléia Pontes