Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Coletivo aprofunda debate sobre políticas públicas de proteção social
WhatsApp

05 de Setembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

Dirigentes e assessores sindicais de todo o país estão reunidos em Brasília no encontro do Coletivo Nacional de Políticas Sociais, que ocorre nos dias 4 e 5 de setembro. Os objetivos são orientar a intervenção dos secretários(as) desta pasta nas FETAGs, nas questões relativas à temática de Proteção Social por ocasião das Plenárias Estaduais em preparação ao 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (11º CNTTR), além de debater, aprofundar e dar encaminhamento às demandas e temas referentes a cada política coordenada por esta Secretaria, tomando como base o resultado das negociações do Grito da Terra Brasil 2011 e 2012.

No início da manhã foi exibido um vídeo que retratou a profissiografia do trabalho rural, produzido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE). Em seguida, na abertura política, o presidente da CONTAG Alberto Broch saudou a todos e desejou sucesso nos debates que serão realizados nesses dois dias. O dirigente aproveitou para lembrar a realização do Encontro Unitário dos Trabalhadores(as) e Povos do Campo, das Águas e das Florestas (20 a 22 de agosto), que reuniu 10 mil pessoas de todo o país. “Temos orgulho de tantas políticas que estão andando, mas a Reforma Agrária não está”, atesta. Broch informou ainda que nesta quarta-feira (5 de setembro) ocorrerá um encontro com representantes das cinco regionais do Brasil e o Ministério do Trabalho e Emprego para tratar de registros sindicais.

Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, também participou da abertura e fez o convite para que todos os secretários e secretárias de Políticas Sociais das FETAGs apoiem as atividades de Formação nos estados. “Estamos aqui reunidos em Brasília com a nossa Rede de Colaboradores e Educadores da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Precisamos não só conquistar políticas, mas também manter o nosso povo politizado”, destaca.

Ao iniciar a programação, o secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson, fez uma análise sobre a conjuntura política brasileira e o papel do movimento sindical nesse cenário. “Destaco dois pontos importantes: primeiro, os movimentos sociais construíram unidade a partir do que pensam em torno da política pública de Educação do Campo, explicitado no Seminário Nacional de Educação do Campo, promovido pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) de 15 a 17 de agosto, em Brasília; segundo, a realização Encontro Unitário dos Trabalhadores(as) e Povos do Campo, das Águas e das Florestas e entrega da declaração ao governo federal, onde os trabalhadores(as) manifestam a insatisfação e demandas na luta pela reforma agrária, terra, território e dignidade”.

Ainda no final da manhã desta terça-feira, foi iniciada uma apresentação sobre o 11º CNTTR, suas atribuições e documento base. No período da tarde, o foco esteve na Previdência Social, tratando de questões sobre o Cadastro de Segurados Especiais, socialização dos debates e encaminhamentos da 1ª Reunião do GT de Previdência Social, perícia médica e informes sobre a Junta de Recursos da PS. À noite estão previstos o lançamento do livro “Reflexões sobre o fazer pedagógico na formação de lideranças e dirigentes sindicais rurais: Desenvolvimento Territorial com ênfase na Educação do Campo”, e das cartilhas “Dimensão Educativa da Luta Sindical e práticas pedagógicas na Educação do Campo” e “Educação Infantil do Campo: Semeando sonhos, colhendo cidadania”.

Para o último dia estão programados debates nas áreas de Proteção Infanto-Juvenil, Educação do Campo e Saúde das Populações do Campo e das Florestas. “Temos que pensar como as políticas públicas podem ter destaque no nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e como elas podem contribuir na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirma José Wilson. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico