Ter a oportunidade de conhecer o processo de produção de biocombustível e aprender com um professor indígena a confeccionar artesanatos de borracha usando técnicas industriais adaptadas às condições da população e tradição indígena é o que o estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) oferece aos visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília até 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios.
Oficinas - A tecnologia de retirar o látex de árvores nativas da Amazônia e transformá-lo em borracha sem a necessidade de utilizar energia elétrica foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) para comunidades indígenas e seringueiros da região, com o Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, financiado pelo CNPq.
O resultado foi o desenvolvimento da tecnologia social denominada de encauchados, que proporcionou a oportunidade a grupos indígenas e seringueiros de desenvolverem em escala uma variedade de produtos artesanais de borracha, como luminárias, porta-lápis, toalhas de mesa, jogos americanos, tapetes, entre outros.
Os visitantes poderão fazer pinturas em materiais emborrachados e tecidos e, após aplicação das técnicas, poderão levar a peça produzida.
Biodiesel - Em outra oficina, pesquisadores da Universidade Regional Integrada (URI), em Erechim no Rio Grande do Sul, apresentam a prática de produção de biodiesel em laboratório, utilizando uma unidade de produção construída pela equipe do projeto no estande do CNPq.
Com uma linguagem simples e acessível ao público, serão explicadas a tecnologia e a cadeia de alimentos relacionadas ao biodiesel, com posterior produção do combustível in loco.
Os pesquisadores desenvolveram uma tecnologia alternativa à forma convencional de produção de biodiesel, utilizando proteínas e enzimas, obtidas a partir de rejeitos agroindustriais, como bagaços/tortas da extração do óleo da soja ou da mamona, para ser utilizada como catalisador no processo de reação da produção do biodiesel.
Teatro - Estão programadas cinco apresentações gratuitas da peça de teatro do Centro Ribeirão Preto - Casa da Ciência. A peça narra o sonho de uma jovem em que faz uma viagem pelo sangue. Serão realizadas apresentações nos dias 23, 24 e dia 25 em escolas públicas das cidades-satélites e no palco central do local das exposições na Esplanada. FONTE: CNPq