O apoio à fixação e formação de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia produtiva de biocombustíveis se dará por meio de duas linhas de ação: realização de cursos seqüenciais ou de extensão tecnológica inovadora para capacitação de recursos humanos relacionados à cadeia produtiva e fomento a projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos.
Empresas ou cooperativas que atuem no setor podem submeter propostas até o dia 23 de novembro. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado em R$ 5 milhões, a serem liberados entre 2007 e 2009. Pelo menos 70% desse valor deverá ser destinado às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O edital Pesquisa e Tecnologias de Vanguarda para Produção de Etanol e Biodiesel tem orçamento previsto em R$ 17 milhões, a serem liberados em três anos, com cota de 30% para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os projetos deverão ser interinstitucionais, submetidos por grupos de pesquisa abrangentes e consolidados, e com colaboração internacional ou com empresas do setor.
As propostas deverão enquadrar-se em um dos eixos temáticos estabelecidos no edital: Avanços científicos, tecnologias de vanguarda com inovações radicais para a produção de etanol; e Avanços científicos e tecnológicos para a Cadeia de produção de matéria-prima e industrialização do biodiesel. O prazo para submissão de propostas vai até o dia 25 de novembro. Mais informações em: http://www.cnpq/editais FONTE: Imirante.com ? MA