Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOVAS TECNOLOGIAS
CNPq apresenta inovações em exposição da Embrapa
WhatsApp

23 de Setembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
novas tecnologias

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) apresenta projetos que trazem alternativas para a irrigação, a saúde e alimentação, a utilização de rejeitos agroindustriais na produção do biodiesel e técnicas industriais adaptadas às condições da população indígena, na Exposição Ciência para Vida, que se realiza de 20 a 28 de setembro em Brasília.

Irrigâmetro - Os visitantes podem conhecer o projeto desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), liderados pelo professor Rubens Alves de Oliveira, do Departamento de Engenharia Agrícola, que é um aparelho que representa uma alternativa viável para o manejo da água de irrigação, podendo ser usado por agricultores familiares, médios e grandes produtores. Trata-se do irrigâmetro, nova tecnologia a ser usada no setor, cuja patente está depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em nome da UFV.

O irrigâmetro é um aparelho evapo-pluviométrico que reúne toda a ciência relacionada com o manejo da irrigação no que se refere às características da cultura, do solo, do clima e do sistema de irrigação visando otimizar o uso da água. O aparelho permite considerar a efetividade da chuva e fornece diretamente o tempo de funcionamento ou a velocidade de deslocamento do equipamento de irrigação, com a finalidade de aplicar a quantidade de água necessária ao pleno desenvolvimento da cultura.

O produtor não precisa ter conhecimento técnico sobre irrigação, nem usar programa computacional ou efetuar cálculos, os quais são por demais complexos para a quase totalidade dos irrigantes brasileiros. O aparelho consiste simplesmente em abertura e fechamento de válvulas nele existentes, obedecendo-se uma seqüência predefinida.

A otimização no uso da água é importante para todos os setores da sociedade, tanto do ponto de vista ambiental, economizando água e energia e evitando degradação do meio ambiente, quanto do ponto de vista social, ao possibilitar a incorporação principalmente do pequeno irrigante ao processo de manejo da água de irrigação. O aparelho possibilita ainda aumento da renda do produtor rural, pela redução de custos e pelo aumento da produtividade das culturas. O irrigâmetro está sendo comercializado por R$1.790,00.

Seringueiros e índios do Acre - Retirar o látex de árvores nativas da Amazônia e transformá-lo em borracha sem a necessidade de utilizar energia elétrica é a tecnologia que um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) criou para comunidades indígenas e seringueiros da região, com o Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia.

Apoiados pelo CNPq, os pesquisadores e grupos das comunidades uniram técnicas industriais adaptadas às condições disponíveis para a população à uma antiga tradição indígena. "Há 26 anos trabalhando e estudando a história dos seringueiros, descobri que era preciso buscar pesquisa, desenvolvimento e principalmente inovação para superar e sair da mesmice na produção da borracha", disse o professor Francisco Samonek, coordenador do projeto.

O resultado foi o desenvolvimento da tecnologia social denominada de encauchados, que proporcionou a oportunidade a grupos indígenas e seringueiros de desenvolverem em escala uma variedade de produtos artesanais de borracha, como luminárias, porta-lápis, toalhas de mesa, jogos americanos, tapetes, entre outros.

O projeto iniciou-se nas terras indígenas de Kaxinawá e Shanenawa, do município de Feijó, e na reserva extrativista do Cazumbá Iracema, no município de Sena Madureira, no Acre, em 2005, envolvendo aproximadamente 11 aldeias indígenas e oito comunidades de seringueiros. Hoje a tecnologia está em expansão. São mais de 450 pessoas a utilizá-la, entre pesquisadores, técnicos, índios e seringueiros, divididos por toda a Amazônia, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. FONTE: CNPq



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico