14 de março de 2008 - 10h35 ]
Brasília, 14 - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar de 2% para 3% o porcentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel. O aumento entrará em vigor a partir de 1º de julho. A decisão foi divulgada hoje pelo Ministério de Minas e Energia e já está publicada na edição de hoje no Diário Oficial da União.
O obrigação de misturar biodiesel ao combustível começou a vigorar em 1º de janeiro deste ano. O Ministério afirma que a elevação do porcentual não exigirá alteração nos motores. Segundo nota divulgada pelo Ministério, os veículos que passarem e utilizar biodiesel nessa proporção de 3% tem a garantia de fábrica assegurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O Ministério afirma ainda que o aumento do biodiesel favorece o desenvolvimento da indústria nacional de bens e serviços e reduz a importação de diesel de petróleo, com ganhos na balança comercial. A utilização do biodiesel, segundo o Ministério, reduz o uso do óleo e diminui as emissões de gases no meio ambiente. "O aumento do uso do biodiesel contribuirá para a ampliação da geração de emprego e renda em sua cadeia produtiva, com caráter nitidamente social, voltado à inclusão da agricultura familiar", afirma a nota divulgada pelo Ministério, lembrando que o biodiesel é feito a partir de oleaginosas, como a mamona. A elevação para 3%, segundo o Ministério, "mostra que o Brasil tem condições de continuar sendo líder na produção e no uso em larga escala de energia de fontes renováveis". (Gerusa Marques) FONTE: Agência Estado ? SP