Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CNA QUER PROFISSIONALIZAR CLASS
CNA quer profissionalizar classe média rural no país
WhatsApp

18 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
cna quer profissionalizar class

18/10/2007

A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) começa neste mês a colocar em prática um programa que tentará profissionalizar a classe média rural das principais regiões produtoras de grãos, café e gado do país. Batizado como "Campo Futuro", o projeto-piloto busca disseminar o uso de instrumentos de gestão de riscos na atividade agropecuária, além de garantir níveis mínimos de rentabilidade ao produtor e contribuir para o crescimento de longo prazo do setor rural.

Gestado em meio à dura crise de renda que golpeou os produtores de grãos nas últimas duas safras, o programa terá duas linhas: treinamento de produtores para realizar operações em mercados futuros e criação de um sistema de informação para estabelecer referências regionais sobre custos de produção. O "Campo Futuro" terá foco em 500 produtores classificados como "médio-grandes", cujo tamanho da propriedade varia de 500 a 5 mil hectares no Centro-Oeste e de 100 a 1 mil hectares no Sul do país.

A extensa base de dados resultante do projeto também servirá à ação política da CNA. O objetivo é usar os dados, recolhidos em 200 painéis regionais promovidos até julho de 2008, para contrapor estatísticas e argumentos usados pela agroindústria em negociações de preços, além de reforçar as demandas do setor junto aos governos e de servir como orientação à base parlamentar ruralista no Congresso Nacional para a proposição de projetos de lei.

"Os mercados futuros são um dever de casa dos produtores para compreender instrumentos já disponíveis", afirma o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta. "E o levantamento de custo permitirá saber com clareza o menor custo e a maior rentabilidade em cada Estado, em cada região". O projeto-piloto será aplicado aos produtores de soja, milho e pecuária de corte. Em 2008, será estendido aos produtores de algodão, arroz, trigo, café e pecuária de leite.

O sistema de informações, a ser atualizado mensalmente, permitirá à CNA monitorar e acompanhar os detalhes dos custos de produção desde a variação dos preços dos insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, ração animal, sal mineral, vacinas, máquinas e equipamentos agrícolas) até indicadores de desempenho (produtividade) e competitividade de cada região específica.

"Chegaremos a uma fotografia da propriedade típica de cada região", afirma Cotta. "Vamos saber onde o produtor compra, quanto paga, para quem vende, como vende, o grau de utilização de tecnologia e o tamanho das propriedades". Revendas de insumos e cooperativas entram, segundo ele, como colaboradores do sistema.

As equipes da CNA já começaram a ir a campo para realizar os levantamentos dos dados. Os principais pólos agrícolas dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os primeiras a receber os especialistas. Na parte de treinamento, a CNA começa nesta semana o processo de formação dos chamados multiplicadores das informações sobre mercados futuros. São os técnicos das federações e dos sindicatos rurais, além dos professores do Senar, que vão capacitar os produtores no campo.

O braço educacional do "Campo Futuro" será desenvolvido em convênio com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No levantamento de custos, também entram as federações estaduais de Agricultura e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico