O presidente da Fetag/RS, Elton Weber, esteve reunido hoje (12) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para dar continuidade às negociações relativas ao auxílio aos agricultores familiares atingidos pelos temporais em diversas regiões do Estado. A ajuda diz respeito à prorrogação das parcelas do Pronaf Investimento, programadas para vencer dia 17 de dezembro. O pedido de extensão do prazo, vetado na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), será reeditado e reencaminhadofer conjuntamente entre MDA e Ministério da Agricultura ao CMN. Lideranças da Contag e integrantes do Ministério da Fazenda também participaram do encontro.
Weber espera que até amanhã (13) à tarde haja um posicionamento político do CMN confirmando ou não a prorrogação. "A orientação da Fetag/RS é para que todos os agricultores atingidos pelos temporais não efetuem o pagamento das parcelas até que se configure uma nova situação. Em caso positivo, os agentes financeiros e os STTRs serão comunicados e os agricultores poderão liquidar suas operações dentro de novos prazos", explica.
Em relação à criação de uma linha de crédito de investimento específica para reestruturação das propriedades atingidas pelos vendavais, ficou acertado com os ministérios que o movimento sindical encaminhará um levantamento das demandas dos agricultores. A Fetag/RS está solicitando que cada sindicato faça uma pesquisa em seu município e organize os dados em uma tabela que traga o nome do agricultor, CPF, finalidade e montante dos recursos necessários. Os dados devem ser encaminhados à Federação até dia 20 de dezembro, para que as negociações junto aos órgãos competentes sejam realizadas.
No entanto, conforme definido na assembléia da Fetag/RS da última terça-feira (11), não está descartada a promoção de atos e mobilizações nos dias 27 e 28 de dezembro, caso as negociações com o governo federal não avancem.
Informações: Elton Weber, presidente da Fetag/RS - (51) 9325 0040 Luiz Fernando Boaz, ass. de imprensa - (51) 9314 5699
Fetag/RS