Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CLIMA
Clima deve afetar a nova safra de grãos
WhatsApp

09 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
clima

O resultado da nova safra de grãos, fibras e cereais deve ser afetado pela falta de chuvas em regiões produtoras importantes dos Estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) anunciaram ontem (dia 8) estimativas recordes para o ciclo 2007/08.

Mais conservadora, a Conab já incorporou a previsão trimestral negativa de clima até janeiro, estimando a nova safra em 135,53 milhões de toneladas para uma área de 46,78 milhões de hectares. O IBGE previu 137,08 milhões de toneladas em 46,67 milhões de hectares, apostando na recuperação das chuvas que deixaram de cair em outubro e na forte utilização de tecnologia, como fertilizantes, nas lavouras. Na safra anterior (2006/07), foram colhidas 131,75 milhões de toneladas, segundo a Conab.

"Não ficaria surpreso se a safra fosse um pouco menor do que estimamos", disse o diretor de logística da Conab, Silvio Porto. "O milho no Paraná e Rio Grande do Sul deve ter produtividade inferior à média em janeiro, o que significa que podemos ficar abaixo dos 135 milhões de toneladas". Segundo Porto, o fenômeno "La Niña" tem esquentado as águas do Pacífico Sul, o que afeta o clima de todo o continente. Assim, a seca tende a ser mais agressiva no Brasil, sobretudo na região centro-sul.

A partir de dezembro, as estimativas de safra passarão a ser divulgadas de forma conjunta entre Conab e IBGE. Será a primeira tentativa concreta de unificar os dados. O levantamento deve passar a ser feito por ano civil, e não mais por ano-safra, e terá publicação simultânea no Rio e em Brasília. As estimativas ainda manterão algumas diferenças de metodologia e de critérios. A Conab, por exemplo, seguirá utilizando as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a considerar as médias dos últimos cinco anos para estabelecer as produtividade das lavouras. Para a nova safra, a Conab trabalha com uma elevação de 1,6% na produtividade global do país.

Os dados divulgados ontem pela Conab mostram que a nova safra de soja deve crescer 1,7%, passando de 58,39 milhões para 59,37 milhões de toneladas. O IBGE prevê 59,32 milhões. Para o milho, há uma divergência mais substancial dentro do governo: a Conab estima produção de 51,82 milhões de toneladas e o IBGE, 53,37 milhões.

Exatamente pelo uso das previsões climáticas. "Ocorre que o IBGE ainda não incorporou a possibilidade de redução da safrinha de milho, que tem forte chance de ser afetada pela seca em plena época de floração e formação dos grãos", afirmou o gerente de levantamento e avaliação de safras da Conab, Eledon Pereira de Oliveira. O IBGE prevê a colheita de 15,11 milhões de toneladas de milho na safrinha e a Conab, 14,5 milhões. É uma diferença de 607 mil toneladas.

O novo levantamento da safra 2007/08 também indica uma boa recuperação na produção de trigo. Ambos institutos prevêem um total de 3,8 milhões de toneladas em uma área plantada de 1,81 milhão de hectares. Com isso, a Conab acredita que o país voltará a ter garantida uma parcela maior do abastecimento interno do cereal. "A produção maior vai ajudar, sobretudo no trigo, que foi um dos produtos que mais pressionou a inflação neste ano", disse Porto.

As estatísticas da Conab para a nova safra também apontam uma colheita de algodão 5,5% superior à safra passada, saltando de 2,38 milhões para 2,51 milhões de toneladas de caroço. O IBGE prevê 2,53 milhões. A produção de arroz, beneficiada pelas chuvas fartas no Rio Grande do Sul, pode chegar a 11,97 milhões de toneladas ante 11,31 milhões do ciclo 2006/2007, segundo a Conab. O IBGE estima os mesmos 11,97 milhões. Para o feijão, entretanto, as divergências são maiores. A Conab prevê uma safra total de 3,25 milhões de toneladas - 2,5% inferior aos 3,33 milhões da safra anterior. O IBGE estima um total de 3,36 milhões de toneladas.

Fonte: Valor Econômico-SP



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico