Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CID ANUNCIA AÇÕES PARA INFÂNCIA
Cid anuncia ações para infância
WhatsApp

14 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
cid anuncia ações para infância

Rita Célia Faheina

da Redação

A II Reunião do Comitê Nacional do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, promovida pelo Unicef, foi encerrada ontem, em Fortaleza, com a apresentação do pacto cearense

O Governo do Estado promete disponibilizar R$ 1,85 bilhão para ações e programas de desenvolvimento para o Semi-Árido. O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Cid Gomes (PSB), para o Pacto Cearense para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, no auditório do Seara Praia Hotel. Ações e projetos prioritários nas áreas de seguranças hídrica e alimentar que fazem parte do Pacto, previsto para o período de 2008-2011, constam também do Plano de Ações para a Convivência com a Seca, apresentado pelo próprio governador no último dia 5 de novembro, com recursos de R$ 749 milhões com vigência de três anos (2007-2009).

Construções de açudes e adutoras no Interior, além do aumento para 300 mil do número de beneficiados com o Programa Garantia Safra (benefício financeiro destinado aos trabalhadores rurais que perderam 50% ou mais dos plantios da safra) são exemplos do que foi nominado de Agenda Integrada do Estado para o Pacto do Semi-Árido. O anúncio do Pacto Cearense foi feito no encerramento da II Reunião do Comitê Nacional do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, promovido pelo Fundo das Nações para a Infância (Unicef) que contou com representantes do órgão, do secretário executivo do ministério da Educação, Henrique Paim, de representantes dos estados da região, de organizações sociais e políticos.

"Se nos dispomos a fazer um pacto é fundamental que haja uma ação integrada entre os governos, prefeituras e a sociedade civil. Sem isso, não se consegue avançar", disse o governador cearense. No discurso, Cid Gomes lembrou que, na área de segurança alimentar, "já existe um avanço com o Bolsa-Família (benefício destinado a famílias de baixa renda pelo governo federal), mas ainda há muitos desafios". Ele voltou a falar (mesmo discurso quando do anúncio do Plano de Ações para a Convivência com a Estiagem) que, a cada 10 anos, teremos de conviver com três de seca, mas que, em 2008, 300 mil vagas serão ofertadas no Programa Garantia Safra o que vai contemplar todas as famílias agricultoras cearenses.

Repetiu também que os recursos hídricos são um desafio. Mas para "dar o de beber para crianças e adolescentes" haverá ações importantes a serem desenvolvidas a partir do Pacto. Além das áreas de seguranças alimentar e hídrica, estão incluídos: desenvolvimento produtivo (biodiesel, atividades aqüícolas e de pesca, entre outras), meio ambiente (construção da Agenda 21 estadual, por exemplo), educação e cultura, saúde, esporte, trabalho e assistência social.

"Na questão da educação, superamos o desafio de colocar 98% de crianças na sala de aula e o grande desafio agora é a qualidade da educação. Acho que é importante a alfabetização na idade certa". Cid Gomes disse que nesse Pacto pelas Crianças do Semi-Árido que define compromissos até 2010, o compromisso é de todos: governos, prefeitos, sociedade em geral. Além do governo cearense, o Comitê Gestor do Pacto do Piauí entregou o documento ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim.

E-MAIS

- O Pacto Um Mundo para a Criança e Adolescente no Semi-Árido, do Unicef, foi lançado em 2004 e renovado em junho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente José Alencar, 11 ministros, governadores dos estados do Semi-árido (Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e cerca de 60 organizações da sociedade civil e do setor privado.

- O Pacto coordena ações que têm ajudado a transformar a vida dos meninos e meninas da região. Uma delas é a taxa de matrícula na pré-escola de crianças de quatro a seis anos que aumentou de 56% para 63,5%, entre 2004 e 2006.

- A queda da mortalidade infantil - 14,4% entre 2003 e 2005 - representou uma redução maior do que o dobro da média nacional no mesmo período. Isso significa que cerca de duas mil crianças foram salvas. Além disso, o acesso aos exames do pré-natal nos quase 1,5 mil municípios da região semi-árida passou de 31,4% para 33,6% (2003 a 2005). Assim, mais de 10 mil mulheres passaram a receber acompanhamento adequado durante a gravidez.

Fonte: Unicef FONTE: O Povo ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico