Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Ciclo de cinco Oficinas Regionais de Formação para a Organização da Produção e Acesso a Mercados encerra com êxito
WhatsApp

06 de Outubro de 2023



Entre agosto e outubro, a Secretaria de Política Agrícola realizou oficinas de formação em todas as cinco regiões do Brasil. Com o propósito de aprofundar nos temas de organização da produção e acesso da Agricultura Familiar aos mercados. A CONTAG convidou para esse debate representações de Federações e Sindicatos, de Cooperativas, do Poder Público, e outros parceiros, a fim de dialogar sobre políticas públicas, trocar experiências e gerar articulações entre essas pessoas e suas organizações.

A atividade foi dividida em quatro etapas: uma para exposição de órgãos do governo federal e de governos estaduais sobre políticas públicas específicas sobre o tema; uma para as Federações apresentarem os desafios e potencialidades que identificam em seus estados, outra para visita dos/das participantes a experiências consolidadas em organização e acesso a mercados, e a fase final de trabalhos de grupo por estado para debater estratégias e gerar encaminhamentos da oficina.

Entre as entidades presentes para as exposições, estiveram algumas como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Além de outras entidades de assistência técnica, associações e cooperativas dos estados. 

Foram dois dias programados para essa formação. Exceto na região Nordeste, que teve um dia a mais devido uma participação e apoio da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliados (COPROFAM) com o Projeto FOALA, iniciativa que financiou planos de negócio de três cooperativas de agricultura familiar - COOPERBAC (BA), COOPERXIQUE (RN) e COOPONTAL (PE) – que apresentaram suas experiências na oficina.

Visitas técnicas e troca de experiências

Na oficina que abriu o ciclo, em 22 e 23 de agosto em Brasília (DF) com a região Centro-Oeste, a visitação da experiência prática foi à cooperativa Central do Cerrado, que é referência na região. Ela possui uma rede de cooperativas e associações em nove estados, que comercializam produtos da sociobiodiversidade do Cerrado. E também tem um trabalho forte com os mercados, acessando diferentes modelos, desde venda direta aos consumidores até a redes de mercados.


Na sequência, a CONTAG chegou à região Sudeste, com realização da oficina em Belo Horizonte (MG) nos dias 30 e 31 de agosto. Após a etapa de apresentações, o grupo visitou a 14ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AGRIMINAS). Lá, puderam conhecer mais sobre toda a logística para participação dos produtores nessa grande feira, e dialogar diretamente com os agricultores e agricultoras que participavam da exposição, conhecendo seus produtos e dinâmicas de trabalho.


A região Nordeste foi a terceira do ciclo, realizada entre 4 e 6 de setembro em Salvador (BA). Além de conhecer as experiências das cooperativas apoiadas pelo Projeto FO4LA, o grupo de participantes visitou Empório da Agricultura Familiar, dentro de um mercado em Salvador, onde também funciona um bistrô que utiliza matéria-prima da agricultura familiar para produzir as refeições comercializadas lá, e o Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar (CD-PAF), que concentra produtos de vários estados do Nordeste.


A quarta oficina foi realizada em Manaus (AM), em 12 e 13 de setembro. Lá, os participantes da região Norte foram à sede da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim (Copasa), que conta com cerca de 80 sócios(as), comercializa mais de 90% dos seus produtos nos mercados institucionais e tem metodologia de ação baseada em núcleos de trabalho, principalmente lavouras e peixe.


Marcando o encerramento das cinco oficinas, a Região Sul teve sua atividade nos dias 3 e 4 de outubro em Florianópolis (SC). A etapa de conhecimento de experiências exitosas nestes dias aconteceu com apresentação da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COMAFITT), e de suas dinâmicas de rede de colaboração entre cooperativas de diferentes áreas do estado do Rio Grande do Sul.


Sobre a repercussão das oficinas, Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola da CONTAG, comenta: “Foi muito impactante esse trabalho, pois conseguimos perceber como cada região consegue se organizar e fazer suas articulações entre Federações, organizações e entidades parceiras. Nos possibilitou ver as possibilidades que cada estado especificamente consegue construir em torno dos arranjos produtivos e formas de articulação,  para acessar mercados institucionais ou não institucionais, de cadeias médias e curtas”

A avaliação geral da dirigente foi muito positiva, e fala sobre desdobramentos. “Creio que as oficinas tiveram muito êxito. Esperamos dar prosseguimento com outras atividades complementares, para que consigamos acompanhar esse trabalho com as Federações e fazer com que cada vez mais Sindicatos consigam a agricultura familiar local se organize e acesse os mercados”, completou Vânia.


Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico