De São Paulo
A volta das chuvas deu vida nova ao plantio de soja no país. De acordo com levantamento da corretora/consultoria AgRural, nos maiores Estados produtores do país o atraso inicial provocado pelo déficit hídrico começa a ser tirado. E aumenta, com isso, a expectativa de produção recorde nesta temporada 2007/08.
De acordo com o levantamento, em todo o país o plantio já cobriu 22% da área prevista (22,54 milhões de hectares) até 30 de outubro, um avanço de 11 pontos percentuais em uma semana e apenas 1% abaixo do registrado na mesma época do ano passado, quando corria o plantio da safra 2006/07.
No Mato Grosso, que lidera a produção do carro-chefe do agronegócio nacional, o plantio atingiu 43% da área estimada para a safra (5,72 milhões de hectares), percentual menor que o do ano passado mas em acentuada curva ascendente. No Paraná, o cenário é melhor. O plantio ocupa 25% da área prevista (4,38 milhões de hectares), ante 22% no fim de outubro do ano passado.
No Rio Grande do Sul, terceiro maior Estado produtor de soja do Brasil (4,2 milhões de hectares previstos pela AgRural para 2007/08) - e onde o plantio começa mais tarde -, o índice está em 5%, conforme o levantamento. FONTE: Valor Econômico ? SP