A CONTAG cumpre uma agenda intensa nesta semana em Santiago, no Chile. A assessoria da CONTAG/COPROFAM esteve reunida com o diretor regional da FAO, Julio Berdegué e outros integrantes da equipe de trabalho que está elaborando projeto para a Cooperação Sul x Sul entre as organizações da Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e do Programa Diálogo Regional Rural, Centro-América e República Dominicana (PDRR) para 2018 e 2019.
Também pactuou-se uma Carta de Acordo entre a CONTAG/COPROFAM e a PDRR para iniciar, ainda este ano, ações de intercâmbios de experiência. A primeira atividade será realizada em novembro, quando as organizações da PDRR visitarão a sede da CONTAG, em Brasília, para conhecer as experiências e conquistas da entidade na luta por políticas públicas de fortalecimento e valorização da agricultura familiar. Na ocasião, a delegação fará uma visita de campo a um projeto agroecológico em Pirenópolis/GO e abrirá um diálogo com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) para conhecer o sistema de compras públicas trabalhado no Brasil, entre outros debates.
Um dos principais objetivos dessa Cooperação Sul-Sul é ampliar a capacidade de incidência das organizações filiadas à COPROFAM e ao PDRR no sentido de planejar, implementar e aprimorar as políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento rural na região da América Latina e Caribe.
SANIDADE ANIMAL E VEGETAL
A CONTAG também participou, em Santiago, do II Seminário Sanidade dos Alimentos na Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AFCI) como parte do Sistema Agroalimentar: Construindo uma Agenda Regional. A atividade foi realizada pela Reunião Especializada da Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf Mercosul), nos dias 29 e 30 de agosto, e um dos seus objetivos foi aprofundar a discussão sobre a importância do conceito e trabalho interinstitucional sobre o tema da sanidade dos alimentos da AFCI, como ator fundamental do sistema agroalimentar da região, para avançar na construção de diretrizes e políticas diferenciadas, considerando os aspectos sanitários e marcos normativos regulatórios, com ênfase nos consumidores.
O seminário contou com a participação de representantes da sociedade civil, da Reaf e de governos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da assessoria da Vice-Presidência e Relações Internacionais da CONTAG.