Os incêndios têm provocado o desligamento das linhas de transmissão de energia.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) realizou na manhã desta terça-feira (13) um sobrevôo entre as cidades de Teresina e Piripiri para detectar pontos de queimadas na mata que estão danificando as linhas de transmissão da companhia energética. Com a ocorrência dos incêndios, as linhas de energia estão sendo desligadas, causando prejuízos à população.
Participaram do vôo o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra e o gerente de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Francisco da Cruz Carvalho.Juntos, os órgãos irão buscar estratégias para combater as queimadas na região, que é considerada a mais crítica do Estado quanto ao desgaste das linhas de energia.
Segundo informou o gerente da Chesf, Airton Feitosa, os desligamentos da rede de energia causados pelos focos de incêndio têm causado grandes prejuízos para a população, ocasionado a falta de energia elétrica. "Nesta sexta-feira houve desligamento de duas linhas de transmissão da cidade de Presidente Dutra(MA) à Teresina(PI). Se houvesse coincidência de desligamento da linha de Teresina à Fortaleza, que passa por Piripiri, haveria a possibilidade de apagão causando conseqüências graves à população", alertou.
O superintendente do Ibama, Romildo Mafra, afirmou que uma das alternativas para reduzir os focos de queimadas é uma ação conjunta de conscientização ambiental junto à população que pratica a agricultura na área. "A partir dessa nossa visita queremos traçar para 2008 um trabalho de prevenção às queimadas através da educação ambiental. É preciso o envolvimento da Fetag, Chesf, Ibama e até dos sindicatos detrabalhadores rurais para que possamos reduzir as queimadas", finalizou Romildo Mafra.
Záira Amorim
zairaamorim@cidadeverde.com FONTE: Cidade Verde - PI