Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CHÁVEZ PACIFICADOR PÔS FIM A CO
Chávez pacificador pôs fim a conflito na região, diz Lula
WhatsApp

28 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
chávez pacificador pôs fim a co

Em Recife, o petista afirmou estar ansioso pela entrada da Venezuela no Mercosul, mas disse que espera a votação no Congresso

RENATA BAPTISTA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em Recife (PE), que o venezuelano Hugo Chávez foi o "pacificador" do conflito recente entre Colômbia e Equador.

Chávez, que estava em pé ao lado do petista, se mostrou surpreso com a afirmação do colega brasileiro. "Incrível", disse o presidente da Venezuela, arrancando risos de ministros e jornalistas, durante entrevista concedida no Palácio dos Campos das Princesas, sede do governo pernambucano.

Segundo Lula, foi "o discurso pacificador de Chávez que permitiu a reunião que resultou no documento de conciliação entre os países". "Ao ex-guerrilheiro e hoje pacificador, os parabéns", afirmou o brasileiro.

O petista foi enfático na defesa ao Equador no conflito. "Não aceitamos que um país interfira na soberania territorial de outro e ponto final", disse.

Colômbia e Equador entraram em crise em 1º de março, após a incursão colombiana no Equador em operação contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Na ocasião, o então número dois da guerrilha, Raúl Reyes, foi morto, com outras 24 pessoas. No início da crise, Chávez aumentou a tensão na região ao anunciar o envio de tropas para a fronteira com a Colômbia, expulsar o embaixador do país vizinho e atacar a ligação dos EUA com o governo de Álvaro Uribe, a quem chamou de "terrorista", "lacaio do império" e "criminoso". Na prática, porém, as tropas venezuelanas nunca chegaram até a fronteira. E o tom do venezuelano foi diminuindo, até surpreender no encontro do Grupo do Rio, no dia 7 de março, quando poupou Uribe de ataques. Mais conciliador, afirmou na ocasião que o tempo era de "reflexão e ações" e que ainda dava para "deter esta voragem da qual poderemos nos arrepender", se dirigindo aos presidentes da Colômbia e do Equador.

Ainda ao lado de Chávez, Lula afirmou ontem ter interesse no ingresso da Venezuela no Mercosul, mas disse esperar a votação no Congresso. "De minha parte, tenho a mesma ansiedade de Chávez", disse. No ano passado, o venezuelano criticou a demora do Congresso brasileiro em votar a demanda.

"Nervosos"

Após o encontro com Lula, Chávez teve uma rápida passagem por São Luís (MA), articulada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na qual irritou o clã Sarney. Numa espécie de comício improvisado, do balcão do palácio do governo, ele sugeriu que os que ficaram "nervosos" com sua presença fizessem um "chamado à reflexão". "Não fiquem ainda mais nervosos os que já estão nervosos", disse.

A visita de Chávez foi criticada ontem pelo jornal "O Estado do Maranhão", da família Sarney, oposição ao governador Jackson Lago (PDT). O senador José Sarney (PMDB-AP) é contra a entrada da Venezuela no Mercosul. Já Lago elogiou o venezuelano e assinou com ele uma série de convênios.

A ida de Chávez a São Luís é parte de um movimento que o MST vem fazendo para aproximar governos do campo de esquerda com a Venezuela. O principal dirigente do movimento, João Pedro Stedile, não saiu do lado de Chávez ontem.

Colaborou LETÍCIA SANDER , enviada a São Luís FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico