Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA NACIONAL DO CERRADO
Cerrado: indispensável para o Brasil, mas ameaçado pelo agronegócio!
WhatsApp

11 de Setembro de 2020


Arte: Fernando J Sousa
TEMAS RELACIONADOS:
Cerrado: indispensável para o Brasil
dia nacional do cerrado
mas ameaçado pelo agronegócio!

No Brasil, 11 de setembro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Cerrado. A data é uma estratégia para ressaltar a importância do segundo maior bioma da América do Sul, que abrange um território de mais de 2 milhões de Km2, cerca de 22% do território Nacional.

O Cerrado é composto pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e o Distrito Federal, ainda com algumas características deste Bioma em Roraima, Amapá e no Amazonas, estados que, em seu conjunto, guardam importantes recursos naturais, a exemplo do potencial aquífero, uma vez que, no Cerrado, se encontram os grandes aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia, e as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, a Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, com importância estratégica para o abastecimento e manutenção de toda esta biodiversidade, na geração de energia, no abastecimento humano, e na produção agrícola.

Há outros aspectos que evidenciam a grandiosidade do Cerrado além da questão da água, visto a expressiva diversidade de sua flora (inclusive as plantas de uso medicinal, mais 220 espécies), de frutos comestíveis e comercializáveis, como o Pequi, o Buriti, a Mangaba, o Araticum, o Cajuzinho do Cerrado, dentre tantos outros, frutos que alimentam diversas comunidades que habitam este bioma.

Extrativismo do cacho do Buriti na região de São Felix do Araguaia-MT

MATOPIBA

A região denominada MATOPIBA compreende 31 microrregiões geográficas do IBGE situadas nos limites do Bioma Cerrado, geograficamente localizadas nos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, somando uma área de 73 milhões de hectares, e guardam uma rica biodiversidade.

Acontece que a agricultura vem se expandindo fortemente nessa região através das monoculturas de milho, algodão e soja, de forma desordenada, o que ameaça a biodiversidade desta parte do Cerrado, visto que a ocupação deste bioma pela produção agrícola, via agronegócio, repercute em problemas como a concentração da terra em grandes propriedades, na dependência da monocultura dos insumos como irrigação, fertilizantes, agrotóxicos, o uso de pouca mão de obra, o que gera concentração de renda, ou seja, esse modelo agrícola que se expande no MATOPIBA não transfere riqueza ou de fato impacta positivamente na vida das populações locais, ao contrário, causam grandes os impactos ambientais, e empobrece a população das comunidades ali habitam, sobretudo os povos tradicionais que ali vivem (agricultores(as) familiares, quilombolas, indígenas, extrativistas, comunidades de Fechos de Pastos, dentre outros).

Bela Gil/Facebook/Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Menos de 1% das propriedades rurais do MATOPIBA são consideradas ricas (com renda bruta acima de 200 salários mínimos), e geram quase 60% de toda a riqueza da região. As propriedades classificadas como muito pobres (de 0 a 2 salários mínimos) são 80% de seus imóveis rurais, mas produzem apenas 5% da riqueza. Estudos demonstram que os trabalhadores rurais agricultores(as) familiares e povos originários não conseguirão se manter na terra frente ao avanço do agronegócio, o que gera um grave problema social e econômica para o campo, e consequentemente para o Brasil.

Ainda assim, com toda a devastação que o Cerrado vem sofrendo ao longo do tempo (mais da metade de suas matas nativas já foram destruídas pela ação do homem), seus povos e comunidades ali resistem, e lutam diariamente para manter seus espaços de vida, produção e de pertencimento, bem como lutam pela preservação das matas, da biodiversidade, e de seus recursos hídricos. Como mostra o artigo “Desmatamento no Cerrado e resistências nos territórios”, produzido pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil.

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado tem o apoio da CONTAG e mais de 43 organizações e movimentos sociais que buscam a valorização da biodiversidade e das culturas dos povos e comunidades do Cerrado.

Assista abaixo o documentário SERTÃO VELHO CERRADO.

“O Dia Nacional do Cerrado nos traz muitas razões para nos orgulharmos, pela sua importância para o planeta e para vida humana, contudo, é preciso a reflexão da sociedade e dos governos, para que se chegue a uma solução que leve à concretização de ações conjuntas para preservação desse bioma, de recuperação da áreas degradadas, de valorização e cuidado com sua biodiversidade, de forma que lutemos por uma gestão mais atuante sobre os recursos hídricos, e se estabeleçam políticas públicas de incentivos à diversificação agrícola, de práticas agroecológicas, incluindo, aqui a valorização da agricultura familiar”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

Cerrado é vida!

Precisamos protegê-lo!

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico