Durante as atividades, os técnicos do IPA, em Carpina, vão discutir com os agricultores da região conceitos básicos de utilização da terra, como o de manejo, adubação de cobertura e outros. As atividades que serão realizadas têm de uma grande importância sócio-ambiental, pois desestimulam o uso de produtos químico em plantações.
O evento será dividido em duas etapas. A primeira delas será uma palestra sobre os temas Corporativismo, Associativismo e Meio Ambiente ministrada por alguns dos técnicos do Cetreino. A segunda vai estar voltada para a prática de procedimentos agropecuários, como os de sistema simples de gotejamento, preparo do solo, marcação de canteiros e adubação.
O Centro de Formação Agrícola, que trabalha na capacitação de técnicos e agricultores, mantém unidades didáticas de irrigação e adubação, além de minhocário - local em que minhocas ingerem material orgânico e os liberam na forma de húmus.
Durante toda a manhã, o Cetreino utilizará suas instalações para mostrar aos agricultores de carpina como se faz para realizar, passo a passo, alguns processos típicos de manipulação da terra. Por exemplo, o de formação de um composto - processo bioquímico que, pela fermentação, transforma excremento e material orgânico em húmus. FONTE: Interior 360 ? PE