Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CENTRAIS SINDICAIS TEMEM DESONE
Centrais sindicais temem desoneração da folha
WhatsApp

26 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
centrais sindicais temem desone

A proposta de desoneração da folha de pagamento das empresas por meio da simples redução da contribuição patronal, sem a transferência dessa carga a outro tributo, foi duramente atacada ontem pelos representantes das centrais sindicais no Palácio do Planalto e levou o governo a reabrir a discussão sobre o assunto. A preocupação dos trabalhadores é com a possibilidade de a medida aumentar o déficit da Previdência, o que, na visão deles, aumentaria a pressão, no futuro, para uma reforma que retire direitos dos aposentados.

A idéia criticada consiste em reduzir a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamento. Seria diminuído um ponto percentual ao ano, a partir de 2010, até chegar aos 14%. Cálculos do Ministério da Fazenda indicam que cada ponto percentual a menos significa perda de aproximadamente R$ 4 bilhões por ano.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, concordou que os argumentos levados à reunião de ontem são legítimos e, portanto, vai manter as conversas sobre o tema com representantes da sociedade. "A discussão está apenas começando", comentou ontem o ministro da Previdência, Luiz Marinho.

Na avaliação do presidente da Força Sindical, deputado federal Paulinho (PDT-SP), os trabalhadores não aceitam que a Previdência perca arrecadação sem a vinculação dos recursos federais que terão de ser repassados pelo Tesouro. No encontro de ontem, o parlamentar afirmou que Mantega chegou a argumentar que a desoneração da folha de pagamento das empresas e o crescimento econômico vão aumentar a formalidade e, portanto, fazer crescer a arrecadação. "Não dá para tirar da folha e não levar para lugar algum", protestou.

Os trabalhadores e a Previdência temem a desvinculação dos recursos públicos que financiam o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a gestão de Nelson Machado, o Ministério da Previdência vem procurando argumentar que não há, efetivamente, um déficit da ordem de dezenas de bilhões de reais no sistema de pagamento de benefícios de trabalhadores urbanos e rurais. Isso porque esse conceito tradicional de déficit desconsidera renúncias fiscais que beneficiam exportadores agrícolas, entidades filantrópicas e micro e pequenas empresas no regime do Simples. Além disso, a Constituição determinou, em 1988, que os trabalhadores rurais têm direito ao benefício mesmo sem terem contribuído. Em 2007, o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) teve déficit de R$ 46 bilhões.

Na opinião do presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, manifestada ao sair da reunião com o governo, o país não pode correr o risco de uma desoneração da folha de pagamento das empresas significar aumento do rombo da Previdência. "Depois, vem aquela lenga-lenga de reforma da Previdência", alertou. Ele ainda disse que o ideal seria definir contra-partidas de geração de empregos para aliviar a carga tributária da folha de pagamento das empresas. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico