A FETAG-PI, através do Secretário Geral Antônio José e dos Assessores Genival Araújo e Joyce Maia, participou nesta sexta-feira (28), do III Festival das Sementes da Fartura do Piauí, realizado na Praça Domingos Mourão na cidade de Pedro II.
O Festival é uma Realização das 16 entidades que integram o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), Rede de Sementes da Fartura do Piauí e a ASA Brasil em parceria com a SDR, Governo do Estado do Piauí, Banco do Nordeste, Governo Federal, CPOrg-Pi, MAPA Brasil e Prefeitura de Pedro II.
Pedro II acolheu nos dias 27 e 28, cerca de 800 pessoas de todos os cantos do Piauí, entre estas, agricultores e agricultoras familiares guardiões e guardiãs de sementes, sindicalistas, técnicos, representantes de Entidades e Movimentos Sociais, além de Órgãos Governamentais. O evento teve como intuito a troca e comercialização de sementes nativas da agricultura familiar de base agroecológica e o fortalecimento do patrimônio genético, além do debate e da criação da Rede de Sementes da Fartura do Piauí, e o fortalecimento quanto à participação das Organizações na Rede de Agroecologia. De acordo com o coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Carlos Humberto, esse é um momento importante pois traz a perspectiva dos agricultores(as) de construírem propostas alternativas de convivência com o semiárido, porque o que se observa é que nos últimos anos o período de seca vem se tornando cada vez mais grave no semiárido brasileiro e nem com isso os agricultores perderam as esperanças de continuarem apostando na preservação das sementes nativas sem modificação genética, que tem ganhado a cada ano novos defensores. O segundo dia do Festival contou com uma feira de trocas e comercialização de sementes nativas da agricultura familiar de base agroecológica, troca de experiências e intercâmbios de conhecimentos, além de um debate acerca da atual conjuntura nacional e de temas relevantes aos agricultores/as familiares, com falas de representantes dos/as agricultores/as, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), ASA Brasil, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Secretaria de Agricultura do município e Banco do Nordeste. Simultaneamente a isso, aconteciam outras exposições como: o teste de transgenia; pesquisa sobre os agricultores (as) com alunos das EFA’s; apresentação de bomba solar, máquinas de debulhar feijão verde e seco e produtor de forrageira. “Eu amo essa feira, essa não é a primeira vez que participo, eu tenho experiência e já aprendi muito, tanto que eu não vendo e nem troco, eu faço a doação, porque é uma satisfação muito grande repassar para os outros aquilo que eu tenho de bom, que são minhas sementes puras”, ressaltou dona Margarida Martins da comunidade Arizona I do município de Lagoa do Sítio. Mesmo com uma vasta programação dos dois dias de Festival das Sementes da Fartura, os visitantes ainda se despediram com muita animação ao som do forró pé de serra e leituras de poesias e depoimentos dos envolvidos no evento. FONTE: Comunicação Fetag-PI Roana Wrsula