Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CEARÁ LIDERA RANKING NACIONAL
Ceará lidera ranking nacional
WhatsApp

24 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
ceará lidera ranking nacional

Jaibaras. Atualmente, o Estado do Ceará ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de produtores de tilápia, com número de produção estimado, para 2007, em torno de 25 mil toneladas, estando à frente de pólos de criação como Paraná e São Paulo. Em reconhecimento a este potencial, a cadeia produtiva da tilápia será destaque na 5ª Feira de Agronegócios da Zona Norte (Agrinorte 2007), realizada no Centro de Convenções de Sobral, de hoje até sexta-feira, com o 4º Festival da Tilápia.

Conforme informações do gerente de piscicultura da Ematerce/ Instituto Agropolo, Marcus Borges, quatro regiões no Ceará ? Cariri, Sertão Central, Centro-Sul e Norte ? estão trabalhando com criação de tilápia em gaiolas. "Esses produtores recebem capacitação, trabalham com linha de financiamento e já percebemos que vários produtores saíram do trabalho extrativista para produção. Isso tem se revelado no desenvolvimento socioeconômico dos municípios e na melhoria da infra-estrutura familiar".

No Açude Aires de Sousa, no distrito de Jaibaras, distante 20 quilômetros de Sobral, a produção de tilápia vem modificando a realidade local. Segundo o presidente da Associação dos Pescadores de Jaibaras, Alberto Fernandes, o projeto teve início quando o então prefeito, Cid Gomes, doou dez gaiolas e dez mil peixes, e o Banco do Nordeste garantiu o empréstimo para que o negócio fosse iniciado.

"Hoje estamos numa situação boa, tirando cinco toneladas de peixe por mês. Temos que agradecer aos órgãos competentes, como Sebrae, Prefeitura, porque eles ajudaram a acontecer isso aqui", destacou.

A Agrinorte, este ano, trará o tema "Por uma Agricultura Familiar Solidária e Sustentável". Além do Festival da Tilápia, a novidade fica por conta de outro importante evento que também foi anexado à Feira de Agronegócios: o 1º Festival do Mel, além de uma vasta programação de mesas-redondas, palestras e visitas de campo.

Consolidação

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura de Sobral, Joaquim Torres Filho, a Agrinorte vem se consolidando como um dos mais importantes encontros de produtores da região norte do Estado.

"A programação atende à agricultura familiar completa, desde políticas públicas até informações práticas. Será um encontro de muito trabalho e produtividade. Entre os temas que serão discutidos está a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, pelo governo do Estado, que vai comandar o processo de ?tilapicultura? no Ceará. E esse será o momento ideal para discutir gargalos como outorga, licenciamento ambiental e outros", disse

OPÇÕES

1 VÍSCERAS. Podem ser aproveitadas na produção de biodiesel ou sabão e miúdos, como coração e fígado.

2 CORTE. A tilápia pode ser vendida em postas, como tradicionalmente, no Ceará, se consome a Cavala.

3 FILÉ. É a parte mais procurada pelo consumidor. Ele pode ser vendido com ou sem pele.

Mais informações:

A Agrinorte 2007 acontece de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções de Sobral

A abertura será às 8 horas

Site: www.sobral.ce.gov.br/sec/sdr

ÁREAS PRODUTIVAS

Peixe é criado em quatro açudes

Sobral. Além do Açude Jaibaras, que hoje tem cerca de 600 gaiolas, que medem 2 x 2 e comportam 800 peixes; 4 x 2, três mil peixes; e 6 x 2, cinco mil peixes, outros três açudes, Castanhão, Orós e Pentecoste estão com equipes formadas para produção de tilápia. O preço do peixe vendido na beira do açude varia entre R$ 3,50 e R$ 3,70.

Segundo o engenheiro de pesca, Galdino Moura Neto, responsável pelo projeto em Jaibaras, a tilapicultura é uma atividade que agrega famílias que trabalham com agricultura. "Estamos trabalhando com três associações comunitárias, com produção anual em torno de 40 toneladas/ano e a produção privada girando em 300 toneladas/ano", destacou.

Segundo o engenheiro, há muita demanda para ser desenvolvida no setor. "São 340 toneladas/ano somente no Jaibaras e existem, pelo menos, mais 17 localidades vizinhas que podem produzir tilápia. Locais como Massapê, Varjota, Frecheirinha, cidades num raio de 50, 70 quilômetros, que têm reservatórios com capacidade até maior que o Jaibaras. Talvez seja a hora exata para expandir o projeto", destacou Galdino.

De acordo com engenheiro de Pesca, Marcus Borges, que durante a Agrinorte 2007 demonstrará diversas maneira de consumir a tilápia, chefs do mundo inteiro estão utilizando o peixe em pratos bem elaborados. "A tilápia é um dos peixes mais criados no mundo e o maior consumidor são os Estados Unidos. Quem produz mais é a China e o Ceará figura como o maior produtor de tilápia do Brasil". Como a tilápia é um peixe tropical, o Ceará tem condições climáticas favoráveis para a cadeia produtiva.

Natercia Rocha

Repórter FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico