Redação Bem Paraná
Representantes da Comissão de Agricultora do Congresso Nacional realizaram sessão especial na tarde desta quinta-feira (15) no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, ambiente que sedia a 28ª Expovel.
Os deputados Dilseu Sperafico (PP), Abelardo Lupion (Demo), Cezar Silvestre (PPS), Alfredo Kaefer (PSDB), Eduardo Sciarra (DEM) e Celso Maldaner (PSDB)ouviram, durante quase três horas, depoimentos de produtores rurais e lideranças de diversas entidades.
Vários aspectos relacionados ao agronegócio foram debatidos, mas a questão central ficou mesmo para o recente episódio do conflito da Syngenta.
O encontro foi prestigiado por importantes lideranças, como o Sindicato Rural Patronal, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, líderes cooperativistas, prefeitos e produtores rurais. Os ex-prefeitos Jacy Scanagatta, Salazar Barreiros e o deputado Edgar Bueno também acompanharam a sessão.
Os parlamentares produzirão um relatório que será levado à bancada ruralista do Congresso Nacional, composta de 140 membros. "A Syngenta tem um orçamento para investir 300 milhões de dólares no Brasil em 2008, lamento que esse montante para desenvolvimento de pesquisas possivelmente passará longe do Paraná face as três agressões consecutivas que a empresa sofreu aqui", afirma Eduardo Sciarra.
Ele explica que a partir deste levantamento "in loco" da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o parlamento estará mais balizado para, a partir da bancada ruralista, produzir soluções que protejam a propriedade privada, os investimentos no setor e responsabilize os invasores "bem como seus tutores".
Os parlamentares foram unânimes em condenar atitudes dos governantes em âmbito estadual e federal. "Eles tratam os produtores rurais como inimigos do País", disse Cezar Silvestre.
"Temos que implorar, pedir pelo amor de Deus para produzir", disse Kaefer. Ele apontou o "triângulo das bermudas" do agronegócio: juros (país tem a segunda taxa mais elevada do planeta); carga tributária (quase 40% do PIB) e câmbio (real supervalorizado). Os parlamentares também aproveitaram a visita para prestar solidariedade a diretoria da Sociedade Rural do Oeste, "pelo gesto de coragem em defender os produtores das invasões, apesar do respaldo da máquina do Governo do Estado ao MST", sustentou Sciarra.