Compreendemos que é preciso continuar avançando nas conquistas do povo brasileiro e impedir o retrocesso no campo. O apoio e o voto de milhares de trabalhadores e trabalhadoras no Estado de Minas Gerais. Estão em disputa dois projetos políticos, um defendido por Dilma Rousseff, e o outro por Aécio Neves. O projeto neoliberal de Aécio Neves tem no centro da política econômica a redução dos investimentos para priorizar o pagamento das dívidas do Estado e a elevação das taxas de juros. Como no passado, esta política levará ao crescimento do desemprego, a redução de direitos trabalhistas e previdenciários, ao arrocho salarial e achatamento do salário mínimo, redução da capacidade de consumo interno, diminuição do crédito e enfraquecimento das políticas de proteção social.
Uma das características mais fortes do projeto neoliberal é a existência do Estado Mínimo que significa o enfraquecimento das instituições públicas. Uma das medidas já apontadas será a extinção de ministérios estratégicos para os trabalhadores e trabalhadoras, podendo acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o INCRA, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria Especial da Juventude, dentre outras, o que trará muitos prejuízos para o povo e romperá com o importante processo de construção de políticas que asseguram direitos inéditos, especialmente para mulheres, juventude e pessoas da terceira idade.
Defendemos o projeto de Governo representado por Dilma Rousseff porque queremos assegurar as conquistas alcançadas até aqui, especialmente àquelas asseguradas pela opção política de combater a pobreza e fazer inclusão social que retirou da miséria mais de 36 milhões de pessoas, podendo citar: Programa Luz para todos, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa do Bolsa Família, Maquinas do PAC e Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
Manteremos nossa luta para ampliar nossos direitos e garantir mais políticas que dinamizem o desenvolvimento rural sustentável e solidário, consolidando o campo como espaço onde as pessoas trabalhem, produzam e reproduzam qualidade de vida, valorizando a natureza e o patrimônio cultural e social, fortalecendo a organização, a democracia e a justiça no meio rural. Reafirma seu compromisso em reeleger Dilma Rousseff Presidenta do Brasil, e conclama a mobilização de todos os Sindicatos de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais para juntos, de maneira firme e engajada, o projeto que vem mudando positivamente o País.
Maria Alves de Souza Diretora de Políticas Sociais e Previdência da FETAEMG
Marilene Faustino Pereira Coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores (as) Rurais FETAEMG
Marcos Vinicius Dias Nunes Diretor de Políticas Agrícola e Cooperativismo da FETAEMG
Pedro Mario Ribeiro Diretor de Políticas Salarial da FETAEMG
Alaíde Lucia Bagetto Morais Coordenadora Estadual da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAEMG
Alicia Alves Cardoso Diretora de Políticas Agrária e Meio Ambiente da FETAEMG
Maria Rita Fernandes de Figueiredo Diretora de Administração e Finanças da FETAEMG FONTE: Diretores(as) das Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estados de Minas Gerais - FETAEMG