Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CARNES: SC BUSCA SOLUÇÕES PARA
Carnes: sc busca soluções para setor suinicola em brasilia
WhatsApp

28 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
carnes: sc busca soluções para

SAFRAS (28) - O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, o Engenheiro Agrônomo, Felipe Penter e os produtores Flávio Hubner e Rui de Moura, estiveram esta semana em Brasília, onde percorreram os Ministérios buscando soluções e respostas para algumas pendências do setor suinícola catarinense. Na terça-feira, dia 25, Wolmir de Souza, produtores e ainda os deputados federais, Valdir Colatto, Odacir Zonta, Celso Maldaner e Cláudio Vignatti, estiveram reunidos no Ministério da Fazenda, discutindo as renegociações das dívidas agrícolas, em especial as dos suinocultores catarinenses, estas adquiridas ao longo período da crise. "Houve comprometimento da bancada ruralista na questão das dívidas dos suinocultores, foi destacado no momento a necessidade de se contemplar os financiamentos de retenção de matrizes, custeio pecuário e investimentos do setor suinícola, pois os mesmos não constavam na pauta de reivindicações, mas que foi entregue um documento com tais solicitações ao Ministério", explica Souza. Os representantes da suinocultura de Santa Catarina também estiveram quarta, dia 26, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Neste encontro além dos deputados federais, participou também da reunião o senador catarinense Neuto de Conto.

O assunto em pauta foi a busca de soluções para a atividade no Estado, que ainda tenta se habilitar à venda de carne suína para a Rússia.

Wolmir fez questão de explicar ao ministro, que ele não foi autor da declaração que teria causado o embargo russo à carne suína de SC anos atrás. O ministro disse para esquecer o episódio e tratar os russos com diplomacia visando o fim do embargo. Porém, fontes do agronegócio dizem que a suspensão das compras foi devido à prática de preços muito baixos à Rússia.

Na reunião com o ministro, Souza, lembrou que a liberação do comércio valoriza o preço pago ao produtor. "No auge das exportações para a Rússia, em 2004, o quilo do suíno era vendido a R$ 3,00 e hoje custa em média R$ 2,10", destacou Souza.

O Ministério da Agricultura espera para esse semestre a vinda de uma equipe russa para avaliar as plantas frigoríficas catarinenses. Segundo Wolmir, o ministro afirmou estar buscando aproximação com a Rússia, ele acredita que num curto espaço de tempo os russos voltarão a exportar.

Ainda no MAPA, o Engenheiro Agrônomo, Felipe Penter, entregou a pauta de sugestão para o Plano Agrícola Pecuário 2008/2009, onde a mesma irá compor o elenco de medidas do novo plano.

Wolmir esteve também na Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, "levamos ao conhecimento da Companhia a nossa realidade com a falta de milho, preços altos, falta de silos para armazenagem, entre outros problemas que já foram mencionamos para a Conab em outras oportunidades", afirma. Souza diz que foi proposto para a Associação fazer um levantamento junto aos Núcleos Municipais da necessidade do volume de milho e armazenagem no estado. "Vamos apresentar para Conab agora em abril, uma relação com os dados, porém é preciso que os produtores façam seus cadastros junto a ACCS, pois serão através destes cadastros que a Associação irá repassar os dados para a Companhia e assim a mesma viabilizar o grão para o Estado o mais rápido possível", afirma Wolmir.

O Ministério de Desenvolvimento Agrário foi onde aconteceu à última reunião, a pauta foi o enquadramento dos suinocultores integrados e não integrados no Pronaf, a operacionalização da Linha Pronaf Eco, e ainda, a possibilidade da ACCS ser a coordenadora da aplicação no Pronaf. "A partir do dia 11 de abril, já estarão liberadas a operacionalização da linha Pronaf Eco, no Banco do Brasil, e ainda, foi dado um prazo de 90 dias para rever o enquadramento para que mais produtores tenham acesso à linha", explica Wolmir.

Para o presidente da ACCS, a avaliação dos encontros com os Ministérios foi bastante proveitosa. "Tivemos grandes avanços, levamos lideranças do setor, esta representatividade é importante, a presença de quatro deputados federais em todos os encontros também foi importante, isto mostra grandeza de espaço que a ACCS conquistou e vem conquistando", finaliza Souza. Com informações da assessoria de imprensa da ACCS. (AB) FONTE: Último Segundo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico