A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, participa nesta semana, no Panamá, da fundação da Confederação Sindical dos Trabalhadores da América. Os eventos que marcam a criação da entidade, formada a partir da união da Organização Interamericana de Trabalhadores (Orit) e Central Latinoamericana de Trabalhadores (CLT) ocorrem entre os dias 27 e 29 de março.
A fundação ocorre num momento de fortalecimento sindical na América Latina, que contribuiu para a recente criação da Confederação Sindical Internacional. Entre as novas linhas de atuação da nova Confederação está o combate ao modelo neoliberal e a injusta lógica do livre comércio, a luta pelos direitos humanos, liberdade sindical, trabalho decente e pela integração dos povos.
Na programação, estão previstas reuniões dos comitês executivos da Orit e CLT, eventos temáticos sobre gênero, juventude, integração e trabalho infantil, além dos congressos que vão marcar a dissolução das duas entidades e a criação da Confederação.
Carmen Foro, que vai ao Panamá junto com uma delegação da CUT, disse que o momento é importante e histórico para os trabalhadores da América Latina, pois a criação da Confederação Sindical dos Trabalhadores da América demonstra o fortalecimento do movimento sindical no continente. "Essa unidade que está sendo instalada é fundamental para os trabalhadores enfrentaram essa nova fase do capitalismo", reforça. FONTE: Ciléia Pontes com informações da CUT