Na manhã de hoje (28), na abertura da reunião do Conselho Deliberativo da Contag, a Secretária de Mulheres, Carmen Foro, apresentou a uma platéia composta por representantes das 27 federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país, os informes gerais daquela que será a maior mobilização de mulheres da América Latina, a Marcha das Margaridas. Ela lembrou que faltam apenas 19 dias para a Marcha, num ano repleto de atividades do movimento sindical.
Em seu discurso, Carmen resgatou os significados da construção da Marcha das Margaridas: “A dimensão da Marcha está para além de nossas expectativas. Construímos um qualitativo processo de formação, sensibilização e conscientização e o resultado disso é que hoje temos uma longa fila de espera, formada por mulheres que ainda estão com esperança de vir participar”. Isso significa dizer que, potencialmente, muito mais de 100 mil mulheres foram sensibilizadas para o grande ato e o que vem a Brasília é apenas uma representação da mobilização política realizada pela secretaria de mulheres da Contag e coordenações das federações em todos os Estados.
Para o presidente da Contag, Alberto Broch, a Marcha das Margaridas é um evento grandioso, que demonstra a capacidade de organização da Contag e sua capilaridade: “Quando queremos fazer algo, nosso poder de mobilização é enorme e a Marcha é uma grande demonstração disso”. Com base na dimensão do evento, ele alertou para a necessidade de todos estarem unidos e de que haja empenho geral.
A expectativa de que a mobilização traga bons resultados é grande em função do atual contexto político. “Temos agora uma mulher na presidência e isso nos motiva a apostar em uma agenda positiva”, afirma Carmen. A diretora acredita no êxito da Marcha, que deverá alcançar conquistas significativas em função da pressão exercida pelo conjunto das trabalhadoras rurais do país.
Em seguida, Carmen falou sobre a Cidade das Margaridas, uma infra-estrutura montada no Parque da Cidade para os dias do evento e que corresponde ao gerenciamento de um município, com alojamentos, cozinha, banheiros, segurança, etc. “O parque da cidade concentra a elite de Brasília e nós conquistamos esse espaço”.
Programação
Por fim foi apresentada a agenda da Marcha das Margaridas, que concentra atividades a partir das 20h do dia 15 de agosto, quando da chegada dos ônibus com as primeiras delegações. Para a manhã do dia seguinte, estão previstos a Inauguração da Mostra Nacional das Margaridas, Painéis de Debates, lançamento da Campanha Contra os Agrotóxicos e do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Reforma Política, além de atividades culturais, uma sessão solene no Congresso Nacional e Exposição Fotográfica sobre a trajetória de lutas das mulheres trabalhadoras rurais. À tarde, acontece o lançamento do CD Canto das Margaridas e logo mais, à noite, show com Margareth Menezes.
No dia 17 de agosto, a saída das mulheres da Cidade das Margaridas rumo à Esplanada dos Ministérios está prevista para as 7h da manhã. Lá chegando, as mulheres realizam o ato político da Marcha em frente ao Congresso Nacional. A presidenta Dilma já confirmou, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, que encontrará as mulheres logo após o ato. O retorno das delegações aos seus respectivos estados acontece a partir das 17h.
FONTE: Asssessoria de Imprensa da Marcha das Margaridas 2011