A cidade de Colinas, no estado do Tocantins, foi o ponto de largada da Caravana das Margaridas das Águas e das Florestas, que reunirá as margaridas da região norte em diferentes eventos até o mês de junho. Amanhã (14) será realizado um grande evento em Belém do Pará. No dia 20 em Rondônia e no dia 28 de maio será a vez de Pacaraima (RR) reunir 500 mulheres na fronteira com a Venezuela.
No dia 8 de maio as mulheres chegaram ao município tocantinense pela manhã e participaram de oficinas durante toda tarde. Os temas das oficinais fazem parte dos eixos temáticos que guiam a construção da pauta da Marcha das Margaridas: segurança alimentar, água e agroecologia, combate à violência contra as mulheres.
No dia seguinte (sábado, 9), foi realizada uma missa em homenagem a todos(as) aqueles(as) que tombaram na luta pelos direitos da população do Campo, das Águas e da Floresta, como Dorothy Stang, Margarida Alves e o Padre Josimo.
Depois da missa, a caravana das mulheres juntou-se à Romaria Padre Josimo e foi feita uma grande caminhada pela cidade. As cerca de mil pessoas que participaram da homenagem ao padre que foi assassinado na porta da Pastoral da Terra em 1986 pararam em quatro pontos estratégicos: em frente ao Fórum, à Prefeitura, à Assembleia Legislativa e ao Banco do Brasil.
“Foi um momento muito importante para a luta das Mulheres, as nossas pautas também incluem luta pela terra e contra a violência do latifúndio, que continua expulsando os trabalhadores rurais de suas terras, continua matando os que lutam por justiça e explorando quem fica”, afirmou a secretária de Mulheres da Federação de Tocantins Ednalva Ribeiro. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto