Hoje (14) em Belém (PA), encerrou-se mais uma etapa da Caravana das Margaridas das Águas e das Florestas, que seguirá até o mês de junho fortalecendo a luta das mulheres rurais em toda a região Norte. A Caravana está sendo realizada na capital paraense desde quinta-feira e contou com oficinas e palestras sobre os temas que precisam de contínuo debate como questão agrária, a luta contra a violência, contra práticas machistas, luta por políticas públicas de educação e saúde que evitem a evasão de jovens mulheres para os meios urbanos, produção sustentável e agroecologia.
Todos os eventos de Caravana terão, em seu último dia de realização, uma atividade externa. Em Belém as mulheres participaram do Ato Público promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário de entrega das Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (LADA), que contou com a presença do ministro, Patrus Ananias. As lanchas são unidades fluviais construídas em parceria com a Marinha do Brasil, que integrarão a estrutura do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural para a realização de mutirões de documentação nas ilhas, assentamentos da reforma agrária e comunidades ribeirinhas do Estado do Pará.
Para a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, a Caravana das Margaridas das Águas e das Florestas representa o fortalecimento crescente da mobilização para a 5ª Marcha das Margaridas. “Tratamos de pautas fundamentais e cada um desses eventos são oportunidades para qualificar cada vez a pauta das margaridas por meio desses eventos regionais”, afirma Alessandra.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto