Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OUTUBRO ROSA
Câncer tem cura. Entre de peito nessa luta!
WhatsApp

04 de Outubro de 2017


Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
outubro rosa

Iniciamos o mês de outubro e, com ele, reforçamos o chamado a todas as mulheres a cuidarem da sua saúde e a lutarem contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Com o objetivo de chamar a atenção para o aumento dos casos e conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o autoexame e a mamografia rotineiramente, surgiu em 1990, nos Estados Unidos, o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, cujo nome nos remete ao laço rosa que simboliza em todo o mundo esta campanha. O laço foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Posteriormente, adotou-se a estratégia de iluminar na cor rosa monumentos, pontes, prédios públicos, entre outros, em vários países.

No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, na comemoração dos 70 anos de encerramento da revolução. Ao passar dos anos, boa parte das capitais e grandes cidades brasileiras já se prepara para ficar iluminada de rosa no mês de outubro. “O Outubro Rosa é um movimento que alcançou o mundo de forma bonita, que consegue ser compreendida e fazer toda a população refletir sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama”, avalia a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane Silva.

A cada ano a campanha vai se popularizando e dá bons resultados. Mesmo que é preciso que as mulheres busquem um diagnóstico precoce durante os 12 meses do ano, em outubro aumenta consideravelmente a procura pelos exames, principalmente a mamografia. O Ministério da Saúde registra um crescimento de 35% na realização de exames, que passou de 3 milhões, em 2010, para 4,1 milhões em 2016. Até julho deste ano, foram realizados um total de 2,1 milhões de testes.

Além da mamografia, também é fundamental fazer autoexame, até mesmo em mulheres bem jovens. Segundo pesquisa do Inca, de 2016, 66,2% das descobertas de câncer de mama ocorrem pelas próprias pacientes. E vários médicos alertam que vem aumentando a incidência da doença em mulheres com menos de 40 anos, principalmente naquelas com histórico familiar.

Ainda sobre a prevenção, é importante ficar atenta às mudanças no corpo, pois, na maioria dos vezes, o câncer é uma doença silenciosa. Procure urgente o seu médico ou médica caso descubra um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. Quanto antes diagnostica, mais eficiente será o tratamento e chance de cura aumenta bastante.

“A CONTAG vai intensificar a campanha do Outubro Rosa junto às Federações e Sindicatos. Como as mulheres trabalhadoras rurais estão longe dos centros urbanos, hospitais e clínicas, têm mais dificuldade em fazer mamografia frequentemente. Nesse sentido, precisamos intensificar a conscientização para que todas façam o autoexame e que não deixem de fazer os exames e de consultar, pelo menos, uma vez ao ano. Câncer tem cura. Entre de peito nessa luta”, reforçou Thaisa. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico