Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OUTUBRO ROSA
Câncer de mama tem cura: o diagnóstico precoce é fundamental nessa luta!
WhatsApp

08 de Outubro de 2020


Arte: Fabricio Martins
TEMAS RELACIONADOS:
câncer de mama
câncer tem cura
outubro rosa

Anualmente, a campanha Outubro Rosa tenta sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável para prevenir doenças, entre elas, o câncer de mama. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase um terço de todos os casos da doença. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 66.280 mulheres desenvolverão esse tipo de câncer, a cada ano, entre 2020 e 2022.

Para este ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR. A ideia é reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

Hoje, o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de tratamento e possibilidades de cura. E não há uma única causa para justificar o seu surgimento. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, especialmente a partir dos 50 anos. Portanto, segundo especialistas, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. O ato de amamentar também é considerado um fator protetor. O câncer hereditário representa apenas 5 a 10% dos casos.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. Por isso, uma das recomendações feitas pelos profissionais é que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade, como: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; secreção anormal; nódulo na axila ou no pescoço.

Atenção: O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um(a) médico(a) para ter o correto diagnóstico.

“É por isso que o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais, pois o câncer de mama tem cura”, destaca a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que informa também que a CONTAG adere anualmente à campanha do Outubro Rosa, conscientizando as funcionárias e levando informações para as mulheres trabalhadoras rurais para que façam exames periodicamente.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, reforça a importância das mulheres não descuidarem da saúde mesmo em tempos de pandemia. “Nesse ano, o número de exames, principalmente das mamografias, reduziu bastante por conta do isolamento social e pelo aumento da carga de trabalho da mulher nesse período, acumulando trabalho profissional no ambiente da sua casa, com o trabalho doméstico, os cuidados com a família, principalmente com os filhos com a suspensão das aulas. Mas, a saúde também precisa ser priorizada”, destacou Mazé.

“Portanto, câncer de mama tem cura! Entre de peito nessa luta, quanto antes melhor! Fique atenta a alguns sinais, faça o autoexame mensalmente. Caso identifique um desses sintomas, procure imediatamente um(a) médico(a) para solicitar exames para um diagnóstico mais preciso”, alerta a dirigente.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico