Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CANA JÁ É 2ª MAIOR FONTE DE ENE
Cana já é 2ª maior fonte de energia do País
WhatsApp

09 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
cana já é 2ª maior fonte de ene

A cana-de-açúcar já é a segunda principal fonte de energia do Brasil, atrás apenas do petróleo. A informação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que divulgou ontem dados preliminares do Balanço Energético Nacional de 2007. Segundo o estudo, a cana e seus derivados ultrapassaram a energia hidráulica e foram responsáveis por 16% da matriz energética em 2007.

Segundo Tolmasquim, a evolução foi provocada pelo crescimento de 46,1% no consumo de álcool hidratado durante o ano. "Isso é reflexo do aumento das vendas de carros bicombustíveis e da produção de álcool, que contribuiu para baixar o preço do produto."

Em 2007, os produtos da cana foram responsáveis pela oferta de 38,4 milhões de toneladas de petróleo equivalente (TEP) em energia no País.

A TEP faz a comparação da energia gerada por outras fontes com a que poderia ter sido produzida a partir do petróleo. E apontou crescimento de 17,1% da energia vinda da cana ante o verificado em 2006.

Em 2006, a cana-de-açúcar ocupava o terceiro lugar na matriz energética brasileira, com uma parcela de 14,5%. A energia hidráulica tinha então 14,8%, mas perdeu participação no ano seguinte, caindo para 14,7%. Tolmasquim acredita que os produtos da cana tendem a manter a segunda posição nos próximos anos, mesmo após a entrada de projetos hidrelétricos de porte, como as usinas do Rio Madeira e Belo Monte. Segundo ele, há projeções de crescimento no consumo de álcool e na geração de energia a partir do bagaço.

De toda a energia gerada pela cana, cerca de 25% representam o consumo de álcool combustível, informou a EPE. O restante é fruto da geração de eletricidade e de vapor para uso em processos industriais, principalmente na produção de açúcar. A participação dos produtos de cana na oferta de eletricidade, porém, ainda é pequena, em torno dos 3%. Neste caso, a energia hidráulica segue imbatível, com uma fatia de 85,6%.

Para o presidente da EPE, no entanto, a participação da biomassa na oferta de energia elétrica tende a crescer. Em junho, o governo realiza leilão para a compra de energia de reserva para o sistema elétrico, que terá como foco esse tipo de fonte energética. Ele defendeu ainda que a expansão da oferta de cana não tem impacto sobre o preço dos alimentos - crítica recorrente no mercado internacional -, pois há grande volume de pastagens que podem ser usadas para o plantio adicional.

O estudo da EPE indica que cresceu a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira. Em 2007, foram responsáveis pela oferta de 111 milhões de TEP (46,4% do total). O número é 9,4% superior ao registrado em 2006. Já o grupo petróleo e derivados teve uma participação de 36,7% da matriz, queda de 0,9 ponto porcentual ante o ano anterior. Tolmasquim lembrou que o Brasil vem conseguindo ampliar a participação das fontes renováveis sem subsídios ao consumidor, como ocorre com a energia eólica na Europa, por exemplo.

A maior participação das renováveis coloca o Brasil em posição privilegiada com relação às emissões de gás carbônico, ressaltou o executivo. Segundo a EPE, as emissões brasileiras foram equivalentes a 1,84 tonelada de dióxido de carbono (CO2) emitiram o equivalente a 19,61. A média mundial ficou em 4,22 toneladas por habitante.

Por outro lado, o Balanço Energético Nacional detectou um acréscimo de 8,6% no consumo de carvão mineral, combustível responsável em 2007 por 6,2% da matriz energética brasileira. Tolmasquim explica que o desempenho é reflexo do crescimento da produção de aço, que usa o carvão como redutor siderúrgico. O Brasil importa todo o carvão mineral que consome. FONTE: O Estado de São Paulo - 09/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico