O reitor Thompson Mariz comunicou nesta quinta-feira (27) em reunião do Conselho Universitário, que havia recebido telefonema do secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, com a boa nova de que o Presidente da República autorizou a criação de mais um campus para a UFCG.
Como estabelece a primeira fase do Plano de Expansão da universidade, o campus será sediado na cidade de Sumé.
Segundo o reitor, a conquista deve ser partilhada com a bancada federal paraibana que se uniu nesse propósito. "Registro a participação decisiva do senador José Maranhão, que solicitou pessoalmente ao presidente Lula.
Que, por sua vez, cobrou do MEC e da UFCG a apresentação imediata do projeto".
Na próxima terça-feira (1º), o reitor estará em Brasília, acompanhado do secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, apresentando à Secretaria de Educação Superior do MEC o projeto original e discutindo um cronograma de execuções financeiras e de recursos humanos, e o calendário de início das atividades: "vestibular em agosto próximo ou em fevereiro de 2009".
Educação no campo - Thompson falou que o campus Sumé é a germinação da semente plantada pela UFCG com o projeto Universidade Camponesa (UniCampo), que desde 2003 oferece aos jovens camponeses do semi-árido paraibano uma oportunidade de desenvolvimento e inclusão social.
O secretário Márcio Caniello explanou a configuração do novo campus, que será voltado para agricultura familiar e terá dois eixos político-pedagógicos: a Educação, com licenciaturas em Educação no Campo e Ciências Sociais - "voltada ao Ensino Médio, com foco na sociologia rural"; e a Formação Profissional Tecnológica, de dois anos, em Gestão e Desenvolvimento Rural (com ciências aplicadas e sociais) habilitando para elaboração de projetos, que pode ser extensivo aos cursos de Agroecologia, Zootecnia e Tecnologia em lacticínios.
Registro histórico - O diretor pró-tempore do campus Pombal, Martinho Salgado, fez questão de registrar no Conselho que essa conquista da UFCG é extensiva à Paraíba e que "foi inspirada, acima de tudo, pelas idéias do reitor Thompson Mariz, que pensou muito além dos muros da instituição".
Para Salgado, o estudo das diagonais vazias (baixo desenvolvimento econômico de algumas regiões do estado) e sobre a necessidade de se criar triângulos de desenvolvimento (um Rural - com os campi Patos, Pombal e "Itaporanga"-, um de Desenvolvimento Sustentável - Campina Grande, Cuité e Sumé -, e outro da Cidadania - Sousa, Cajazeira e "São João do Rio do Peixe", pólo da Bacia Petrolífera) foram vetores para a concretização desse projeto. FONTE: Paraíba.com ? PB