Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAMPO DÁ "OUTRO DIA" PARA GOVER
Campo dá "outro dia" para Governo argentino resolver conflito
WhatsApp

07 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
campo dá "outro dia" para gover

Buenos Aires, 6 mai (EFE) - As agropecuárias patronais da Argentina se mostraram hoje dispostas a conceder "outro dia" ao Governo para não retomar os protestos, depois que o chefe de gabinete, Alberto Fernández, admitiu que houve "erros" no novo esquema de impostos às exportações de grãos. "O chefe de Gabinete admite que as retenções (impostos à exportação) são um problema que o Governo está disposto a modificar. Reconheceu que há erros no sistema de retenções que devem ser corrigidos", disse o titular da Federação Agrária Argentina (FAA), Eduardo Buzzi, após a reunião com Fernández.

Os dirigentes da FAA, da Confederação Intercooperativa Agropecuária (Coninagro), das Confederações Rurais Argentinas (CRA) e da Sociedade Rural Argentina (SRA) concordaram em que houve "alguns avanços" na reunião de hoje. Apesar disso, afirmam que persistem "muitas dívidas", já que apesar de o tema dos direitos de exportação de grãos ter sido tratado, não se chegou a uma resolução concreta sobre a questão. As partes resolveram voltar a se sentar amanhã para discutir o tema das retenções em nível técnico. Por isso, as entidades agropecuárias recomendaram a seus representados esperar "com calma" os frutos dessa reunião antes de retomarem os protestos.

Buzzi afirmou à imprensa que "o Governo admitiu que é preciso modificar as retenções" e que as autoridades da Secretaria de Agricultura explicarão amanhã "quando e como" serão feitas essas mudanças nos impostos às exportações de trigo, soja, milho e girassol.

O dirigente agrário disse que amanhã também haverá uma reunião com as autoridades do estatal Banco Nación para buscar uma solução para os cerca de 5 mil produtores que ainda endividam essa entidade em 800 milhões de pesos (cerca de US$ 250 milhões).

Os produtores agropecuários realizaram durante três semanas uma greve comercial com bloqueios de estradas em reivindicação por uma política agropecuária integral e a criação de um novo esquema de impostos móveis às exportações de grãos.

A medida foi suspensa em 2 de abril pelo prazo de um mês, para habilitar as negociações entre as entidades do campo e o Governo, abaladas por manifestações, passeatas e contramanifestações.

Na sexta-feira passada, os agricultores resolveram esperar até a reunião de hoje para ver se o Governo aceitava discutir o tema das retenções ou, caso contrário, retornar à greve e aos bloqueios.

"Tenho certeza que o povo vai esperar um dia mais a definição deste tema, que não pode se prolongar mais. Precisamos deste sinal para poder seguir adiante", disse o titular da Sociedade Rural, Luciano Miguens, em alusão às centenas de produtores que permanecem ao lado das estradas, em "estado de alerta e mobilização".

Miguens lembrou que os homens do campo ainda esperam que se concretize a promessa do Governo de reabrir as exportações de trigo e conceder as permissões para exportar carne bovina depois da reabertura do registro para colocações, concretizada na segunda-feira.

Por sua parte, Buzzi admitiu que os produtores não estão comercializando grãos, depois que na sexta-feira passada as quatro entidades do campo recomendarão a seus filiados enviar aos mercados o mínimo indispensável de sua produção.

"Os produtores estão preocupados, mas esperamos que na reunião de amanhã vejamos uma luz para achar soluções", disse o titular de CRA, Mario Llambías. FONTE: Portal Último Segundo/IG - Com Agência EFE - 06/05/2008 - 20:43



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico