A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, lançada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República na última terça-feira (15), destacou a necessidade de combater o desrespeito aos idosos usuários do transporte público.
O transporte coletivo urbano e semiurbano foram escolhidos como tema da campanha porque têm sido alvo frequente de reclamações nos Conselhos Estaduais de Direitos do Idoso (CDI). Em várias denúncias foi relatado que motoristas não param para idosos, por se tratar de gratuidade.
Segundo o secretário nacional de Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, muitas vezes a sociedade não discute a violência contra o idoso. “Acham que isso é normal, mas não é”. O dirigente revela que esse problema vem se agravando a cada dia.
Em caso de discriminação ao usar o transporte público, as denúncias podem ser feitas na empresa responsável ou no CDI. Mas é necessário anotar o número da linha, horário e data.
A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa começa nas capitais e nos municípios com mais de 500 mil habitantes. Serão afixados cartazes em ônibus e distribuídos folhetos informativos com orientações aos motoristas. FONTE: Verônica Tozzi, Agência Contag de Notícias