Causada pelo microrganismo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen, a hanseníase é uma doença bacteriana transmitida de pessoa para pessoa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Dentre outros sintomas, ela causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.
Entretanto, a doença tem cura e seu tratamento é gratuito pelo SUS. Com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e a importância de procurar uma Unidade de Saúde, o Ministério da Saúde lançou, em 14 de janeiro deste ano, a campanha "Hanseníase tem cura. Procure saber se você tem. Procure tratamento.”
De acordo com o site Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 33.303 casos novos da doença. Destes, 5.621 (17%) estão no campo. A CONTAG assumiu o compromisso, junto ao Ministério da Saúde, de colaborar na ampliação da divulgação desta campanha no meio rural.
Todo o material de divulgação da campanha (cartazes, folders, spots para programas de rádio, peças de internet, entre outros), produzido pelo Ministério da Saúde, pode ser acessado no portal www.saude.gov.br. A CONTAG também produziu um informativo sobre a campanha, e pode ser baixado aqui. É importante a mobilização e participação de todas as FETAGs e STTRs na adesão e divulgação dessa campanha que pode ajudar a salvar a vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da floresta.
BAIXE AQUI O INFORMATIVO DA CONTAG SOBRE A CAMPANHA