A Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro Ltda (Camila) se reuniu, no último sábado, dia 9, com os presidentes das associações de fornecedores de leite da bacia leiteira alagoana que comercializam o produto com a Camila. O encontro, que aconteceu na fazenda Rancho da Paz, no município de Belo Monte/AL, teve como foco estreitar os laços entre cooperativa e cooperados.
Na reunião foram discutidos diversos aspectos relativos ao mercado de leite alagoano. De acordo com Avânio Feitosa, presidente da Camila, um provável destaque para 2008 será o Poder Público Municipal, ou seja, o fornecimento de leite para a prefeitura de alguns municípios de Alagoas.
"Essa reunião foi pensada com o objetivo de traçar projetos para o futuro dos pequenos produtores e da Camila. A cooperativa não pode se distanciar do pequeno produtor", destacou Feitosa.
Num comparativo entre os meses de janeiro de 2007 e 2008, Avânio se diz satisfeito com as melhoras já verificadas. "Certamente dois mil e oito será melhor que o ano passado no que diz respeito ao produtor de leite. Será um ano mais estável, não haverá tanta variação. Eu não tenho dúvidas que o produtor será mais bem remunerado", disse.
Elisardo Medeiros, presidente da Associação de Olho d?Água Novo, relatou as melhorias na qualidade do gado e, conseqüentemente, na produção de leite. "Nossa produção passou de 1 mil para 2 mil litros de leite/dia, foi um crescimento de 100%. Juntos em associações o pequeno produtor é mais forte", complementou.
Como já previsto, o encontro abordou também o Projeto de Fortalecimento da Produção Familiar, Processamento e Comercialização do Agronegócio Familiar do Leite (Pro Paz Leite). Gerson da Silva, presidente da Coopaz Leite - Cooperativa de Pequenos Produtores de Leite que nasceu para dar sustentação ao Pro Paz Leite, enfatizou o cooperativismo como a única saída para o pequeno produtor.
"A Camila é parceira da Coopaz Leite, essa reunião foi valiosa para discutir o futuro da Coopaz junto a Camila", disse Gerson e complementou, a Coopaz não tem estrutura suficiente para industrializar os 11 mil litros de leite que serão destinados ao Fome Zero, por esse motivo, buscaremos efetivar parcerias". FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL