Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CÂMARAS SETORIAIS PARA ESTIMULA
Câmaras setoriais para estimular o agronegócio
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
câmaras setoriais para estimula

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, anunciou a implementação de câmaras setoriais, a fim de identificar e encaminhar as melhores soluções para os problemas específicos das cadeias produtivas ligadas ao agronegócio no Estado. ´Na próxima semana, será a vez da Câmara Setorial do Leite´, adiantou, ontem, na reunião semanal do Pacto de Cooperação do Agronegócio do Ceará (Agropacto), ao ser questionado sobre as idéias do governo estadual para o desenvolvimento do setor. Segundo ele, embora as câmaras sejam criadas pela Adece, elas serão presididas pela iniciativa privada, tornando-se um espaço de interlocução e decisão. ´O agronegócio é prioridade na estrutura governamental e as câmaras serão importantes para isso´, afirmou.

Vetor de desenvolvimento

Para Balhmann, a maior oportunidade hoje para o setor no Ceará é o desenvolvimento da aqüicultura, atividade intensiva de mão-de-obra no processamento do pescado e ainda não distribuída espacialmente no Estado. ´Já temos um programa específico, lançado com o Sebrae, para transformar a aqüicultura em um vetor de desenvolvimento para o Ceará, aproveitando as comunidade que vivem próximas aos açudes´, disse. ´Para tanto, vamos contar com a iniciativa privada para garantir a transferência de tecnologia e o acesso aos mercados´, complementou. Durante o encontro, o presidente da Adece, traçou um panorama da infra-estrutura existente hoje no Estado e dos projetos em andamento para garantir o desenvolvimento não apenas do agronegócio, como também para a atração de investimentos privados a fim de alavancar o desenvolvimento do Ceará. A geração de energias alternativas, sobretudo eólica, deu a tônica da apresentação, destacando que até dezembro de 2008 serão implantados os projetos de energia eólica aprovados no ano passado e que vão gerar 500 MW de energia para o Estado.

´A preocupação da Adece é definir que caminhos o Ceará vai seguir paras e posicionar na geração de energia dentro dos padrões cada vez mais exigidos pelas comunidades internacionais´, avaliou.

Conforme disse, existe a necessidade de dar velocidade ao processo de geração de energia elétrica no Estado para garantir o suprimento do mercado cearense e conseqüentemente a criação de mais empregos e renda para a população. ´Não podemos esperar, qualquer que seja a fonte de energia, que ela se estabeleça. Devemos buscar sempre outras fontes complementares´, argumentou.

Mais duas térmicas

Citou ainda as usinas térmicas que estão para se instalar no Estado, que dentro dos próximos três anos, possibilitarão a geração de três gigawatts de energia; e a instalação da primeira planta comercial para a geração de energia solar do País, também aqui no Ceará, capaz de suprir o mercado com 20 MW de energia.

ENERGIA EÓLICA

Distribuição deverá contar com linhas suplementares

Para garantir a distribuição da energia eólica, inicialmente gerada ao longo do litoral cearense, o presidente da Adece, Antônio Balhmann, anunciou também que o governo estadual já está desenvolvendo estudos para a criação de linhas suplementares, dado que os parques eólicos em implantação estão distantes das linhas de transmissão atualmente existentes.

´A Secretaria de Infra-estrutura do Ceará (Seinfra) está estudando a implementação de uma linha de distribuição que vai ligar os parques eólicos do litoral à linha de distribuição de energia que passa por Sobral e ainda de uma outra que ligará este município até Camocim. Ainda este ano, deveremos licitar estas obras´, revelou. De acordo com ele, a criação destas linhas são projetos prioritários que beneficiarão os empreendedores.

Questionado sobre o custo da energia eólica, Antônio Balhmann afirmou que esta é, atualmente, uma visão equivocada com relação a este tipo de energia. ´Depois de um estudo feito pela associação Brasileira de Energia Eólica está é uma visão superada´, disse.

Na sua avaliação, a energia térmica se torna muito mais cara que a eólica, dado os grandes investimentos realizados na construção de termelétricas, que ficam paradas aguardando a necessidade de que entrem em ação . ´A implantação de parques eólicos é bem mais rápida e, quando estes entram em operação, temos geração de energia durante 24 horas. Isto só não acontece se faltar vento, o que no Ceará não é o caso´, brincou. FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico