Um fato inédito está acontecendo na política do município de Olho d'Água do Piauí, que fica a 95 quilômetros de Teresina.
É um caso até então inexistente no Brasil, mas que depois da nova Lei Eleitoral, que pune os vereadores por infidelidade partidária, aqueles que mudaram de partido depois do dia 27 de março de 2007; no município não escapou da infidelidade partidária nenhum dos nove parlamentares que compõem a Câmara Municipal, e ainda todos os primeiros, segundo e demais suplentes que mudaram de partido e estão passivos de terem seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Os vereadores Gonçalo Leal dos Santos, Antônio Vasconcelos da Silva, Francisco Pereira de Oliveira, Antônio Valter Batista dos Santos, José Freire de Araújo, Juvenal Filho Pereira Leal, Fernando Gonçalves Marinho, Manoel da Silva Oliveira e Arinaldo Pereira de Freitas, são os parlamentares que estão no exercício do mandato e mudaram de partidos e podem perder os seus mandatos, além de todos os suplentes, e a cidade pode ficar sem vereador.
O fato é inédito do Brasil em vista que o municpípio de Olho d'Água do Piauí, localizada na micro-região do Médio Parnaíba, apenas dois suplentes não mudaram de partidos. Um deles ficou no PT do B, e o outro saiu da cidade com título e tudo, depois que perdeu a eleição e seu nome não consta nem mesmo como eleitor do município.
Os outros suplentes não podem assumir porque pertenciam ao antigo PFL, hoje DEM e saíram todos depois do dia 27 de março de 2007, para outra sigla a do PSB. Por isso a cidade pode ficar sem vereador a não ser que aconteça uma nova eleição.
Na última quinta-feira, na Comarca do município de Água Branca dois dos nove vereadores foram ouvidos. Até o fechamento desta edição não tínhamos as informações se eles teriam sido cassados por infidelidade partidária ou não.
Segundo o vereador Francisco Pereira de Oliveira, o "Chiquim", ex-presidente da Câmara Municipal, por três vezes e que está no terceiro mandato de vereador e é presidente dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município, a situação é preocupante pois todos os representantes do legislativo daquela cidade poderão perder o mandato.
Acrescentou ainda o vereador que situação como essa só traz vexame para a população do município. "Não entendemos porque a justiça eleitoral visa penalizar apenas os vereadores brasileiros que como é do conhecimento de todos, são esses parlamentares que são os primeiros solicitados nos mais diferentes tipos de ajudas pelos mais carentes em cada cidade brasileira" disse o vereador que poder ser cassado por ter mudado de partido. (MT) FONTE: TV Canal 13 ? PI