Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS: 20 ANOS
Câmara dos Deputados presta homenagem aos 20 anos da Marcha das Margaridas
WhatsApp

11 de Agosto de 2020


Arquivo pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas: 20 anos

A Câmara dos Deputados rendeu solenemente, nesta terça-feira (11), homenagem aos 20 anos da Marcha das Margaridas, a maior ação de luta e resistência de mulheres do campo, da floresta e das águas do Brasil e da América Latina. A Marcha das Margaridas é realizada pela CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, com o apoio de várias organizações.

Após agradecer em nome da CONTAG e das mulheres do campo, da floresta e das águas, às deputadas Érika Kokay e Maria do Rosário e o deputado Vilson da FETAEMG, pela proposta do Ato Solene na Câmara em homenagem aos 20 anos da Marcha das Margaridas, a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, destacou que: “Nesses 20 anos, a Marcha das Margaridas vem anunciando as bases de um desenvolvimento sustentável que, a partir de relações justas e igualitárias, pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade, e respeito à natureza, tem como um dos pilares a produção de alimentos saudáveis. Portanto, as mulheres do campo, da floresta e das águas, seguem em marcha em defesa dos seus territórios e do Estado democrático de direito, denunciando a violência que estão sofrendo, o aumento das desigualdades sociais e as violações de direitos. Isso requer luta e resistência!”, pontuou a representante da CONTAG.

O nome Marcha das “Margaridas”, é inspirado na história de Margarida Maria Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada no dia 12 de agosto de 1983, porque denunciava abusos e desrespeito aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais.

“Margarida Alves é símbolo porque num período extremamente difícil da vida brasileira, diante dos anos de chumbo do período militar, ela enquanto mulher, no interior do Brasil, assumiu a presidência de um Sindicato Rural, e organizou milhares de trabalhadores e trabalhadoras para lutarem por seus direitos. Margarida é semente que produziu milhares de Margaridas que trazem à Brasília a força das mulheres brasileiras na luta por justiça, trabalho e pela dignidade humana”, lembrou a deputa federal Maria do Rosário (PT/RS).

A primeira edição da Marcha das Margaridas, em 2000, reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. A Marcha se repetiu nos anos de 2003, 2007, 2011, 2015, e 2019. A 6ª edição, realizada em agosto de 2019, reuniu mais de 100 mil Margaridas na capital federal.

“A Marcha das Margaridas começa a ser organizada em todos os cantos desse país. As mulheres do campo, da floresta e das águas se reúnem, fazem a rifa pra poder vir à Brasília e mostrar que elas querem o bem viver, pontuado em uma Plataforma que traz o grito de liberdade delas. Desde a primeira Marcha das Margaridas, eu fiquei ciente de que iríamos caminhar numa proposta de transformação do nosso Brasil”, destacou a deputada federal Eryka Kokay (PT/DF).

A participação política das mulheres, uma das pautas defendidas na Marcha, foi lembrada pelo deputado orgânico do Sistema CONTAG (CONTAG, Federações e Sindicatos), Vilson da FETAEMG. “Aproveito este momento de homenagem aos 20 anos da Marcha das Margaridas para pedir à sociedade que apoie as companheiras mulheres que estão colocando seus nomes como pré-candidatas nas eleições municipais de 2020. Só com uma base melhor, conseguiremos em 2022 ter um Congresso mais justo. Aproveito também para agradecer aos partidos que nos ajudaram a manter a aposentadoria das trabalhadoras rurais, aos 55 anos de idade, na reforma da previdência”, pontuou.

O Ato solene teve a participação e fala da secretária de Mulheres da FETAEMG e coordenadora da CONTAG na Regional Sudeste, Alaídes Bagetto, da secretária Geral da CUT/Nacional, Carmen Foro, da vice-presidente da CTB/Nacional Katia Gaivoto, Sônia Coelho (Soninha), da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Verônica Santana, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE), das deputadas federais, Alice Portugal, Benedita da Silva, professora Dorinha, Perpétua de Almeida, Rejane Dias, dentre outras representações do parlamento e de entidades que lutam pelas mulheres do campo brasileiro.

▶ Assista a Transmissão do Ato Solene AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico