Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAFEICULTURA SERÁ TEMA DE ENCON
Cafeicultura será tema de encontro na ExpoLondrina
WhatsApp

10 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
cafeicultura será tema de encon

O evento é promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, Ministério da Agricultura e outros órgãos e entidades do setor produtivo.

A programação oficial do encontro tem início às 9 horas da manhã com a abertura das 10 estações técnicas e dos mini dias de campo na Via Rural (Fazendinha). Lá, os técnicos do setor apresentarão as novidades no manejo do cafezal e também farão demonstração de equipamentos voltados para a mecanização da atividade cafeeira. "A atividade faz parte do programa do governo que visa o incentivo da mecanização da cafeicultura nas unidades de agricultura familiar", explica engenheiro agrônomo e gerente regional do Emater Londrina, Ildefonso Haas.

O Encontro do Café continua à tarde, a partir das 13 horas, no Centro de Treinamento Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga, com uma série de palestras. Durante a abertura oficial do evento, será feito o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2008, que chega neste ano a sua sexta edição. "Este concurso serve para definir parâmetros para os cafeicultores buscarem mais qualidade do produto que colhem e desta maneira conseguirem novos mercados e melhores preços", afirma Haas.

O gerente do Emater observa que o mote do encontro neste ano, "Comprar e Consumir o nosso produto é a diferença", quer estimular o consumidor com base na garantia da qualidade do produto. "No ano passado, o café paranaense ficou com o primeiro lugar no concurso nacional promovido pela Abic entre os cafés naturais (secos naturalmente com casca)", comenta.

Após o lançamento do concurso, o presidente do Emater Paraná, Arnaldo Bandeira, apresenta a palestra "As Políticas Públicas para os Avanços da Cafeicultura Familiar do Paraná". Segundo Haas, o foco das políticas estão voltados para a agricultura familiar e também no incentivo da renovação do parque cafeeiro do Paraná. "Isso porque, cerca de 50% da área (aproximadamente 50 mil hectares) da área cultivada no Estado ainda é ocupada por cafezais plantados no sistema antigo", afirma.

Pelo sistema convencional, que tem maior espaçamento entre as plantas, a produtividade é de 18 sacas/há. Já no sistema adensado, a produtividade varia entre 25 e 30 sacas/ha, segundo o agrônomo. Ela afirma que com isso, a produção paranaense atinge 2,5 milhões de sacas de café beneficiado, para um consumo de 4 milhões de sacas por ano.

Um dos entraves para a ampliação do parque cafeeiro com uso de técnicas mais modernas está na dificuldade de mecanizar a pequena produção. O tema será debatido no painel "Mecanização na Cafeicultura Familiar Paranaense". Hass afirma que os pequenos produtores, que tem a produção familiar, têm dificuldades em conseguir mão-obra para ajudar na lavoura. "Os trabalhadores, e até mesmo alguns produtores, migraram para o trabalho na cana ou na laranja", comentou. Outro passo para promover a sustentabilidade segundo Hass, é incentivar a união entre os pequenos produtores para formação de consórcios que utilizam equipamentos de maneira integrada.

FONTE: Tribuna do Norte - Natal/RN - 09/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico