Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA NACIONAL DA CAATINGA
CAATINGA: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA!
WhatsApp

28 de Abril de 2020


Cícero Lajes
TEMAS RELACIONADOS:
dia nacional da caatinga

"Mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no sertão..." Ao longo da história, versos e cantorias como o “Xote das Meninas” de Luiz Gonzaga e José de Souza Dantas Filho têm expressado detalhes do bioma Caatinga que no tupi-guarani significa mata branca, uma referência à cor dos troncos das plantas que perdem sua folhagem nos períodos mais secos. Uma homenagem também lembrada neste 28 de abril, data em que é celebrado o Dia Nacional da Caatinga.

Com uma área de 734.478 km2, ocupando os estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do Sudeste do país, a Caatinga possui uma predominância de clima seco, poucas chuvas e solo pedregoso.

Apesar do clima árido, a Caatinga tem uma diversidade de 930 espécies vegetais, sendo cerca de 318 endêmicas, ou seja, que são próprias deste tipo de bioma e não existem em outras regiões do mundo. Sua fauna é composta por várias espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Dentre elas estão o veado-catingueiro, o preá, o gambá, a cutia, o tatupeba, a ararinha-azul, a asa branca, o sagui-de-tufos-brancos, dentre outras.

Também convivendo com as chuvas irregulares e os longos períodos de estiagem do bioma da Caatinga está a população rural, que além de preservar e fazer o uso sustentável dos recursos naturais existentes, responde pela metade da produção de alimentos saudáveis e variados que abastecem o mercado interno do Brasil.

(Foto: Adré Dib)

São agricultores(as) familiares, sertanejos(as) que para continuar alimentando o Brasil, seguem organizados(as) através de Sindicatos, Federações e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), na resistência e luta social por políticas públicas e programas de convivência com o bioma da Caatinga.

Nas pautas de reivindicações estão o acesso à água para o consumo próprio e para a produção; a reforma agrária e a estruturação dos assentamentos já existentes; políticas públicas e créditos destinados às famílias rurais; a continuidade do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); saneamento básico, sobretudo nos munícios menores e no meio rural; entre outros pontos.

(Foto: César Ramos)

Nesse sentido, a CONTAG reforça a luta pela a aprovação do PLS 222/2016, que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, com vistas à preservação do meio ambiente, erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais no bioma; Reivindica através do Plano Safra 2020/2021 recursos para assistência e extensão rural, para a produção da agricultura familiar (Pronaf Crédito) e para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); E contribui com proposições no âmbito dos debates do Consórcio Nordeste - (Consórcio realizado pelos governos dos 9 estados que compõem a região Nordeste com a finalidade de realizar editais de compra em bloco de produtos e serviços, como saúde, educação e segurança pública).

Outras importantes inciativas articuladas pelo Sistema CONTAG são projetos realizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),onde são destinados recursos para a produção agroecológica e orgânica, contemplando a juventude, as mulheres, as comunidades quilombolas e as comunidades tradicionais no meio rural da Caatinga. Em defesa da Caatinga, a Confederação também denuncia os impactos da expansão do agronegócio que atingem o bioma na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“A luta da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados tem garantido importantes conquistas para que os agricultores e agricultoras familiares da Caatinga continuem convivendo, preservando e alimentando o Brasil. Parabéns ao bioma e aos agricultores(as) familiares da Caatinga pela a história de resistência que muito nos ensina!”, Rosmarí Malheiros, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.

"Espero a chuva cair de novo. Pra mim voltar pro meu sertão". (Luiz Gonzaga) FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico