Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAARAPÓ ENTRA NO CICLO INDUSTRI
Caarapó entra no ciclo industrial
WhatsApp

19 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
caarapó entra no ciclo industri

CAARAPÓ - A história de Caarapó está intimamente ligada à exploração da erva-mate nativa, abundante nesta região de Mato Grosso do Sul no século passado. Aliás, a própria denominação do município tem origem no nome da planta: Caá, em guarani, significa erva-mate, e rapo, raiz. Logo, Caarapó é Terra da erva-mate.

Depois da erva-mate, Caarapó viveu o ciclo da madeira e da agricultura e pecuária, com a presença de agricultores do Sudeste e do Sul do País - e também pelos paraguaios - que foram responsáveis não só pelo desenvolvimento local, mas também pela mistura cultural hoje existente no município, seja nos costumes, na música, na forma de ser do povo que habita o Município.

Passados os ciclos econômicos da erva-mate e da madeira, Caarapó investe hoje em outro setor: a industrialização. O município está recebendo importantes investimentos nessa área, que geram reflexos diretos na geração de empregos. Pode-se afirmar que o desemprego deixou de ser de longe o principal problema social enfrentado pela administração municipal.

O Grupo Nova América está implantando no município uma unidade industrial para produzir álcool e açúcar. A expectativa é que devem ser gerados mais de 1,1 mil empregos com a ativação da usina, prevista para 2009. A Agrenco Bioenergia, que vai esmagar soja, produzir biodiesel puro e gerar energia elétrica, deverá ter cerca de 200 empregados fixos (nessa fase de instalação, são mais de 300 funcionários na obra).

O Frigorífico Fribrasil se prepara para exportar carne para o mercado europeu. Para isso, está adaptando sua planta industrial aos padrões internacionais. Fala-se na contratação de 800 empregados para tocar a indústria no ano que vem.

O prefeito Mateus Palma de Farias, um dos responsáveis diretos pelo processo de industrialização por que passa o Município, afirma que um dos principais desafios agora é capacitar mão-de-obra. "Vamos investir pesado em qualificação profissional, preparar a nossa população para esse mercado cada vez mais crescente e que exige mão-de-obra especializada", declarou.

Segundo o prefeito, essa área será tratada como prioridade em 2008, ao lado de projetos de infra-estrutura urbana, habitação popular e construção do novo terminal rodoviário da cidade. "Precisamos preparar a nossa cidade para o futuro, um futuro com oportunidades para todos, empregos, lazer, infra-estrutura, e uma atuação forte na área social, com projetos e programas que atendam com qualidade a população necessitada", argumenta.

Definitivamente, Caarapó vive um grande momento. Segundo dados do IBGE, a população de saltou de 19.587 habitantes em 2005 para 22.700 moradores em 2007, um aumento de 15,9%. São 3.113 novos habitantes em três anos.

"Vamos atuar em todos os setores da administração para que possamos corresponder às demandas sociais geradas e manter o equilíbrio, com fôlego suficiente para sustentar o desenvolvimento", afirma o prefeito. "Graças a Deus podemos comemorar essa fase de sucesso que o Município atravessa, cujo principal beneficiado é a população, que vislumbra a oportunidade de viver feliz em uma cidade que gera, acima de tudo, qualidade de vida", conclui.

Comemorações

As comemorações dos 49 anos de emancipação política de Caarapó foram antecipadas. No dia 14, a prefeitura promoveu show artístico com a dupla sertaneja Zé Henrique e Gabriel, reunindo um público de mais de oito mil pessoas. No dia 15, foi realizada a 2ª Noite de Ação de Graças, com participação da cantora evangélica Eyshila, do Rio de Janeiro, e do grupo católico Cantores de Deus, de São Paulo. O evento superlotou a praça central e reuniu ao mesmo tempo católicos e evangélicos.

No sábado (15), foi inaugurado o Memorial "Estrela da Manhã" na praça central, composto por uma estrela de seis pontas (a Estrela de Davi) com a inscrição do Salmo 127:1-b, que diz: "Se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigia a sentinela". "É o reconhecimento da nossa dependência de Deus. Esse é o objetivo da edificação desse memorial. Que tenhamos a consciência de que tudo que fazemos estamos subordinados a Deus. Em vão trabalharemos se não formos guardados pelo Senhor", explicou o prefeito, que professa a fé cristã. Também foram inauguradas as obras de reforma e construção da nova fachada da prefeitura, que segue uma linha arquitetônica moderna e altera radicalmente o visual do paço municipal. FONTE: O Progresso ? MS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico