Desde sábado (24), agricultores familiares de sete países da América Latina (Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Perú e Equador), participam do Intercâmbio Brasil, em Natal – RN. O curso é organizado pela Confederação das Organizações de Produtores Familiares, Camponeses e Indígenas do Mercosul Ampliado, (Coprofam) e vai até o próximo domingo (31). O intercâmbio é uma atividade complementar ao Programa de Formação de Líderes Rurais em Gestão Territorial da Organização das Unidas para Agricultura e alimentação (FAO) e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre os líderes rurais sobre o tema “Desenvolvimento Territorial Participativo”.
A vice-presidente e Relações Internacionais da Contag e secretária geral da Coprofam, Alessandra Lunas participa do evento. Durante a cerimônia de abertura a dirigente falou sobre os desafios do desenvolvimento territorial “É preciso buscar acordos comerciais no âmbito do Mercosul ampliado para garantir o combate à fome e uma produção sustentável”, considera. Ao todo são 28 participantes, que no Brasil vão conhecer o projeto Dom Helder Câmara e através do uma visita técnica também vão aprender um pouco mais sobre as práticas de produção desenvolvidas na região nordeste.
Visita em campo – Nessa segunda-feira, 25, os participantes do intercambio visitaram experiências em duas cidades Jundiaí e Apodi, ambas no interior do RN, que tem a produção voltada para o processamento de polpa de frutas, laticinios, aqüicultura e criação de coelhos.
Na oportunidade a secretária geral da Coprofam explicou aos alunos do intercambio um pouco mais sobre o projeto de formação para o desenvolvimento territorial.
O Diretor Nacional do Projeto Dom Helder Câmara, Expedito Rufino, fez uma explanação geral sobre os objetivos, parcerias e convênios do projeto que também contou com o acompanhamento de famílias atendidas e de técnicos especializados. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias