Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIÁLOGO INTERNACIONAL
Brasil se prepara para participar da Conferência Regional para a América Latina e o Caribe
WhatsApp

27 de Fevereiro de 2018


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
diálogo internacional

Para promover um espaço de diálogo nacional intersetorial com atores estratégicos governamentais e não governamentais, se realizará dia 27 de fevereiro, próxima terça-feira, em Brasília, no Escritório da FAO no Brasil, a reunião preparatória da delegação do Brasil que participará da “35º Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe”, que acontecerá de5 a 8 de março, em Montego Bay, Jamaica.

O diálogo nacional tem o objetivo de informar os parceiros estratégicos sobre os preparativos e os resultados esperados na Conferência, comunicar e consultar os parceiros sobre o Plano de Trabalho da FAO para o biênio 2018-2019 no âmbito regional e nacional e promover um espaço de diálogo entre os diversos atores.

Participarão do diálogo nacional representantes dos governos das áreas de agricultura, desenvolvimento agrícola, saúde, desenvolvimento social, proteção social, educação, meio ambiente, planejamento, finanças, institutos de terra, setor privado, associações ou organizações da sociedade civil (movimentos sociais, cooperativas, organizações de produtores entre outros).

Esta 35º Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe é um fórum oficial no qual os Ministros da Agricultura e as autoridades dos Estados membros da região estarão reunidos para debater os desafios e questões prioritárias. Estarão presentes 33 países membros da FAO que, este ano, discutirão três temas centrais: erradicar a fome, o excesso de peso e a obesidade; acabar com a pobreza rural; e promover uma agricultura sustentável que seja resiliente às mudanças climáticas. Nesta reunião serão definidas as áreas prioritárias de trabalho para cada biênio.

A obesidade na pauta

Um dos temas da agenda da Conferência Regional é a obesidade, que se tornou uma epidemia. De acordo com uma estimativa feita pelo Escritório Regional da FAO para América Latina e o Caribe, em 26 países da região, as doenças associadas à obesidade são responsáveis por 300 mil mortes por ano, em comparação com as 166 mil pessoas mortas por assassinatos.

No Brasil, em 2015, foram registrados 62.818 homicídios, enquanto que 116.976 pessoas morreram devido às doenças causadas pela obesidade. Isso significa 2,44 vezes mais mortes por excesso de peso do que por assassinatos.

A erradicação da fome segue como um grande desafio regional. São mais de quarenta e dois milhões de pessoas que dormem com fome todas as noites na América Latina e no Caribe.

Acabar com a pobreza rural

Além do aumento da fome, nos últimos anos o ritmo da redução da pobreza rural caiu na região e, inclusive, foram vistos aumentos em alguns países. Mais de 40% dos habitantes rurais são pobres e mais de 20% não conseguem sequer comprar uma cesta básica de alimentos. A migração é outro tópico que estará no centro das discussões da Conferência.

Mudanças climáticas e produção de alimentos

As mudanças climáticas que ameaçam a agricultura e os milhões de habitantes rurais vivem em extrema pobreza também é umas das prioridades e estará na agenda de discussões da próxima Conferência Regional da FAO.

A região da América Latina e Caribe é o principal contribuinte de alimentos no mundo, o que a torna importante para o planeta. Mas a expansão agrícola da região também vem gerando grandes consequências como poluição da água, degradação da terra, desmatamento, monoculturas e emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a FAO, a região deve expandir sua produção de alimentos por meio de práticas sustentáveis, adaptando seus sistemas de produção às novas condições climáticas. FONTE: FAO Brasil



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico