04/12/2007 - 15:45 | Equipe Portal VIA
O agronegócio brasileiro movimentou R$ 540 bilhões em 2006, o que corresponde a 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. A agricultura responde por mais de 90% da balança comercial. O Brasil é o líder mundial na exportação de carne bovina, frango, café, suco de laranja e soja. O País, além de registrar um momento positivo e de crescimento, ainda tem um gigantesco potencial de expansão agrícola que nenhum outro possui.
Estes dados positivos e o tom otimista marcaram a abertura do 9º Congresso Agribusiness - Oportunidades e Riscos do Agronegócio, nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro. Com a palestra ?Panorama Internacional do Agronegócio?, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues destacou todas as conquistas e potencialidades brasileiras.
"A agricultura tem duas enormes responsabilidades que são a produção de alimentos e bioenergia. Temos condições excepcionais para garantir um lugar de destaque no cenário mundial nestas duas frentes". No entanto, infra-estrutura, logística e recursos insuficientes para pesquisa foram alguns dos entraves citados por ele que impedem o pleno desenvolvimento. "O futuro chegou, as oportunidades estão ai, mas não temos estratégia", alertou.
As tendências mundiais, segundo o ex-ministro, mostram que existe uma preocupação crescente com saúde e meio ambiente. "Quem não rastrear ou certificar produtos vai ficar fora do mercado", alertou. A mudança do fluxo comercial também foi destacada. "Hoje, China, Rússia e Irã estão entre os cinco países com quem o Brasil mais faz negócios e há dez anos eles não estavam no mercado. Precisamos estar atentos às oportunidades. Novos parceiros serão países da África e Ásia por conta do aumento populacional".
Nestes dois dias, o evento vai reunir mais de trinta especialistas para debater questões como biodiesel, legislação agrária e ambiental, novos mercados, produtos e tecnologia. Este
Congresso é uma realização da Sociedade Nacional de Agricultura e conta com patrocínio do Sebrae no Rio de Janeiro e apoio da Confederação Nacional do Comércio.
As informações são da AE FONTE: Gazeta do Sul ? RS