Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BOLSA FAMÍLIA GANHA MAIS PESO N
Bolsa Família ganha mais peso na renda do NE
WhatsApp

24 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
bolsa família ganha mais peso n

Ao atingir a meta de 11,1 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família em 2006, os recursos repassados pelo governo federal por meio do programa representam 9,81% do orçamento municipal do Nordeste. É a região com o maior impacto financeiro do programa, seguida pelas regiões Norte (6,34%), Centro-Oeste (2,7%), Sudeste (2,37%) e Sul (2,11%). Os dados são de dezembro de 2006 e foram organizados pelos pesquisadores Amélia Cohn e Thiago Varanda.

Os gastos sociais do governo federal cresceram significativamente ao longo da última década - 13 vezes quando se olham para a evolução dos gastos da União no item assistência social.

Em valores, salta-se de R$ 1,3 bilhão em 1995 para R$ 18,8 bilhões em 2005, em uma evolução constante ao longo dos anos, em que boa parte é Bolsa Família. Segundo Amélia Cohn, socióloga e professora visitante da UFRJ, com esse repasse de recursos muitas famílias entraram no circuito monetário e dinamizaram as economias locais. "São gastos que voltam para o Estado", afirmou. "Um beneficiário do programa no Piauí, por exemplo, recebe em um mês (do governo) o que não receberia em um ano fazendo bicos", disse ontem, em uma mesa-redonda sobre a trajetória das políticas sociais brasileiras no 31º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Apesar do crescimento dos recursos para a área social, tanto no governo Lula quanto no de Fernando Henrique Cardoso, os investimentos não foram destinados de forma igual aos diferentes programas. De 1995 a 2005, os recursos para Previdência Social e programas de assistência social (onde está o Bolsa Família) aumentaram ao longo dos anos em proporção do PIB. Entretanto isso não aconteceu nas áreas de saúde e educação.

Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentado na Anpocs pelo diretor de estudos sociais do instituto, Jorge Abrahão de Castro, os investimentos em previdência aumentaram de 5% do PIB em 1995 para 7% em 2005. "A âncora da politica social está na previdência. É uma das políticas mais importantes", opinou Abrahão.

No período, assistência social aumentou de 0,1% do PIB para 0,8%, e emprego e defesa do trabalhador de 0,5% para 0,6%. O número de pensões no regime geral aumentou de 15,5 milhões em 1995 para 21,2 milhões. No mesmo período, o atendimento do Programa nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) saltou de 30,9 mil contratos para 1,7 milhão.

Mas educação caiu de 1% para 0,8% do PIB e saúde de 1,8% para 1,6% do PIB. "Os recursos, corrigidos pelo IPCA, seguiram uma trajetória de crescimento, mas quando comparamos o gasto em relação ao produto interno poderia ter sido melhor. Saúde, por exemplo, o governo poderia ter gasto mais nesse período", analisou. Na área de educação o pesquisador ressalvou que a descentralização de gastos da área, com repasses da União a Estados e municípios, pode explicar a diminuição. "Mas o governo poderia ter tido um papel mais indutor, investido mais", considerou o diretor do Ipea.

Ele destacou que os números usados pelo instituto de pesquisas do governo federal não são os mesmos que estão no orçamento dos ministérios da Saúde e da Educação, por exemplo. "Entendemos os investimentos em uma área analisando a sua finalidade última", explicou.

Mesmo com o aumento de recursos para a área social, tanto Abrahão quanto Amélia explicam que isso não é suficiente para combater a desigualdade social no país. "O crescimento econômico tem impacto sobre a pobreza, mas não sobre a desigualdade", disse a socióloga. "Para superá-la é preciso fazer a reforma tributária. A forma mais rápida de redistribuir renda é fazer a reforma tributária", defendeu. Para o diretor do Ipea, o que faz a carga tributária do país ser alta não são os gastos sociais e sim os financeiros. "Se o governo fizesse uma reforma tributária progressista diminuiria o peso dos programas sociais." FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico