Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BISPO INICIA NOVA GREVE DE FOME
Bispo inicia nova greve de fome contra transposição
WhatsApp

28 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
bispo inicia nova greve de fome

Presidente diz que bispo o obriga a escolher entre ele e 12 milhões que precisam de água: "E não tenha dúvida que eu ficarei com os pobres"

FÁBIO GUIBU

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O bispo de Barra (610 km de Salvador, BA), dom Luiz Flávio Cappio, 60, iniciou na manhã de ontem uma nova greve de fome contra a transposição das águas do rio São Francisco.

O religioso, que em 2005 permaneceu 11 dias em jejum em Cabrobó (PE), escolheu desta vez uma capela em Sobradinho (BA) para protestar. Segundo ele, o governo "não cumpriu o que prometeu" ao negociar o fim do primeiro protesto: "Ele prometeu suspender o projeto e debater com o população, mas a resposta foi o início das obras, usando o Exército", declarou.

Ele está na capela de São Francisco, a cerca de três quilômetros do rio. No local, ele fez sua última refeição, às 7h30: café, pão com manteiga e pedaços de melancia e melão. Desde então, bebe apenas água. Sua nova rotina incluirá a celebração de uma missa por dia, às 19h.

O início do novo jejum ocorreu no mesmo instante em que representantes da CPT (Comissão Pastoral da Terra) anunciavam, em Brasília, o encaminhamento de uma carta assinada por Cappio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, datado de 4 de outubro, o religioso faz duras críticas ao presidente: "O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade".

Em entrevista ao "Jornal da Record", Lula criticou a decisão: "Lamento, porque a primeira vez que ele esteve comigo, dois anos atrás, o que ele reivindicava é que nós fizéssemos uma revitalização do rio São Francisco. Nunca houve a quantidade de investimento que o governo federal está fazendo para recuperar o rio São Francisco. O bispo me coloca em uma situação complicada. Porque eu tenho de escolher entre ele, que está fazendo uma greve de fome premeditada, e 12 milhões de nordestinos no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará que precisam da água para sobreviver. E não tenha dúvida que eu ficarei com os pobres".

Na carta ao presidente, o bispo anunciou o reinício da greve de fome e condiciona o fim do protesto à retirada do Exército dos eixos norte e leste da transposição e o arquivamento "definitivo" do projeto e justifica sua disposição de manter o jejum por tempo indeterminado: "Quando Jesus se dispôs a doar a vida, não teve medo da cruz".

Em junho passado, durante a invasão do canteiro de obras da transposição em Cabrobó, o bispo de Barra esteve no local e conclamou os 1.200 manifestantes a resistirem. "Mesmo que os inimigos vierem armados com as armas da morte, vamos responder com as armas da vida", afirmou. "O governo se tornou a voz de um pequeno grupo da elite e, infelizmente, o presidente Lula se tornou refém do capital internacional."

O presidente da CNBB, d. Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário-geral, d. Dimas Lara Barbosa, divulgaram nota na qual dizem ter clareza de que "a transposição do rio São Francisco traz consigo muitas implicações, não havendo unanimidade nem mesmo na Igreja", mas esperam "que o diálogo se estabeleça a fim de que a vida e a justiça prevaleçam sobre quaisquer outras razões". FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico