Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BIOENERGIA SERÁ TEMA CENTRAL DE
Bioenergia será tema central de Congresso em Curitiba
WhatsApp

26 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
bioenergia será tema central de

Estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica no mundo, e os novos projetos voltados para o desenvolvimento de fontes de energia limpa e renovável, no Brasil, consistem em grave incômodo: a absoluta falta de planejamento estratégico para que se estabeleçam objetivos mais claros. Em compensação o mundo possui inúmeras idéias e possibilidades para fontes alternativas de energia a partir de resíduos e insumos florestais, agrícolas e químicos. Ao contrário do que muitos podem imaginar, o Brasil tem 45% de sua energia proveniente da biomassa, embora isso não signifique que o país sai na frente quanto ao uso massivo e sustentável dos seus recursos renováveis.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de soja do mundo, com safra de 56,32 milhões de toneladas em 2006 e 2007. Além disso, ocupa posições de destaque no ranking de outros produtos importantes para o setor.

A busca por fontes alternativas de energia mostrou-se uma necessidade prioritária que precisa ser discutida. Alguns segmentos oferecem opções vantajosas e econômicas para auxiliar no aumento da capacidade de geração de energia no país.

A bioenergia, energia renovável obtida pela transformação química da biomassa, tipo de matéria utilizada na produção de potência a partir de processos como a combustão de material orgânico, pode gerar custos rentáveis para a economia do país. Já o biodiesel, uma opção aos combustíveis provenientes do petróleo, que pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor diesel, é fabricado a partir de fontes renováveis como o girassol, a soja e a mamona e, por isso, emite menos poluentes na atmosfera.

Para discutir este tema prioritário em nosso dia-a-dia estará acontecendo entre os dias 24 a 27 de junho o 3º Congresso Internacional de Bioenergia. O evento será realizado no Expotrade Convention Center em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O objetivo da conferência é ser o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de resíduos. Também visa discutir as opções e tecnologias existentes no Brasil através do uso da bioenergia, biodiesel e outras fontes alternativas não poluentes, atualizando o conhecimento e as pesquisas em relação às tecnologias de ponta vigentes em outros países.

Junto ao Congresso acontece a BioTech Fair 2008 - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel , que será realizada no mesmo local. O objetivo é colocar, frente a frente, tecnologias brasileiras adequadas a diferentes regiões e diferentes padrões de projetos no segmento de bioenergias e biocombustíveis e apresentar uma mostra de produtos e serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa.

De acordo com o professor Dimas Agostinho da Silva, da Universidade Federal do Paraná, coordenador técnico do Congresso, nos anos 70 o meio ambiente era uma verdade que estava vindo e hoje é um fato. Assim, os eventos são de importante relevância, pois tratam de um tema muito discutido no mundo. "Existe hoje uma demanda com a questão bioenergia que desperta grande interesse e que não tem grande embasamento técnico, científico e metodológico para o uso da biomassa" afirma.

Ele ainda ressalta que problemas como normas e legislação fazem parte da cultura energética e mercadológica do setor e que o Congresso tem por fim melhorar o entendimento e aprofundamento sobre o uso da bioenergia no Brasil.

A feira tem um aspecto importante por ser o lado prático do Congresso, onde expositores apresentam equipamentos e novas tecnologias. "Esse é o caminho, um complemento." observa Prof. Dimas.

Os eventos contam com o apoio de diversas entidades, dentre elas destacamos: Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente e SBF - Serviço Brasileiro Florestal, Governo do Estado do Paraná através da SETI - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, ALCOPAR - Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná, CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, SNA - Sociedade Nacional de Agricultura, ABETRE - Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos, ABIOdiesel - Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, ABCE - Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica, ABESCO - Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia, ABIMCI - Associação Brasileira da Ind. de Madeira Processada Mecanicamente, APRE - Associação Paranaense de Reflorestadores, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, CTC - Centro de Tecnologia Canavieira e Carbono Brasil. A Promoção é REMADE e realização Porthus Eventos.

Serviço:

Eventos: 3º Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair 2008 - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel

Local: Expotrade Convention Center em Pinhais

Data: 24, 25, 26 e 27 de junho de 2008

Informações:

www.eventobioenergia.com.br

www.porthuseventos.com.br

Emails: assessoria@porthuseventos.com.br ou bioenergia@porthuseventos.com.br ou contato@porthuseventos.com.br

Fone:.+55 (41) 3072-3131 FONTE: Paranashop ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico